Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Conselho Nacional de Educação aprova novas diretrizes do ensino médio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável pelos ajustes nas duas avaliações para que se adaptem às novas diretrizes
Durante o processo de construção dos projetos de vida, os estudantes poderão definir os percursos de formação educacional. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Compartilhar:

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou por unanimidade a resolução que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Novo Ensino Médio (DCNEMs), conforme lei (14.945/2024) sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em julho deste ano.

A resolução revisada permite que as mudanças na oferta curricular do ensino médio possam ocorrer já em 2025 ou, obrigatoriamente, deverão ser adaptadas no início do ano letivo de 2026, conforme as condições de cada rede de ensino.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que mais de 200 técnicos de todas as secretarias da Educação estão em processo de formação para desenvolverem os planos de ação para os sistemas de ensino de cada localidade.

CARGAS HORÁRIAS

A nova Política Nacional de Ensino Médio (Pnem) busca tornar a educação mais relevante e atrativa para os jovens, assim como reduzir a evasão escolar. Pela nova legislação, o novo ensino médio ampliou a carga horária mínima de 2,4 mil para 3 mil horas, sendo mil para cada ano da etapa. Cada um deles será dividido em 200 dias letivos de cinco horas cada.

A carga horária dos estudantes passa a ser composta por dois blocos indissociáveis. O primeiro retoma as disciplinas obrigatórias, distribuídas em, no máximo, 1,8 mil horas. Entre as disciplinas tradicionais, estão Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Inglês, História e Geografia, conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O segundo bloco tem itinerários formativos que devem ocupar, no mínimo, 1,2 mil horas dos três anos do ensino médio, nos quais há disciplinas opcionais à escolha dos estudantes, conforme seus interesses e necessidades. Cada escola deve oferecer pelo menos dois itinerários.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Ao aprovar a resolução para o ensino médio, o CNE estabeleceu diretrizes gerais para esses itinerários formativos para possibilitar a escolha das trilhas de aprendizagem e aprofundamento pelos estudantes. A ideia é ampliar os conhecimentos em uma das áreas como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Humanas e Sociais; ou ainda, em uma formação técnica e profissional que poderá ser ofertada pela escola.

Durante o processo de construção dos projetos de vida, os estudantes, com ajuda dos professores, poderão definir os percursos de formação educacional.

AVALIAÇÕES

Além disso, a resolução trata das mudanças que deverão ser implementadas nas avaliações dessa etapa de ensino, como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável pelos ajustes nas duas avaliações para que se adaptem às novas diretrizes.

[ Mais notícias ]