Com o anúncio de apoio do PSDB ao PDT no Ceará feito nesta segunda-feira, 1º, a suplência de Camilo Santana (PT) ao Senado ficou em aberto. Segundo Antônio Filho (Conin), presidente estadual do PT, um novo nome deve sair até esta terça-feira, 2. “Agora é que nós vamos abrir esse diálogo com os aliados, ainda não tínhamos um plano B. Mas de hoje para amanhã a gente resolve. O Camilo que tá coordenando esse processo, ele que tá tocando esse diálogo”, disse Conin.
O impasse surge no meio petista porque, há meses, estava acertado que o substituto imediato de Camilo – caso este seja eleito senador – seria Chiquinho Feitosa, presidente estadual do PSDB. Com a mudança, contudo, a negociação foi desfeita. Assim, pode assumir a posição algum nome dos partidos do bloco coordenado pelo PT, como PCdoB, PV, MDB, PP e, agora, Solidariedade. A suplência do ex-governador tem grandes chances de virar a titularidade do cargo, já que Camilo pode assumir algum ministério numa eventual gestão de Lula (PT).
PSDB
O senador Tasso Jereissati (PSDB) anunciou o apoio da sigla à candidatura da chapa Roberto Cláudio – Domingos Filho falando em “continuidade” do projeto e reconhecendo em RC a “competência, a experiência administrativa e o compromisso com os ideais do PSDB”. A atualização põe fim a impasse iniciado após a decisão de lançar o pedetista ao Governo local em detrimento da atual governadora Izolda Cela (sem partido). Com isso, o PT rompeu com o grupo e passou a cortejar os tucanos.
Logo após o anúncio, o ex-prefeito de Fortaleza agradeceu publicamente ao senador e principal liderança tucana no Estado. Em nota, Roberto Cláudio afirmou que “as melhores lições de seus governos vitoriosos, a sua forte liderança política, o seu espírito vanguardista e a contribuição e as ideias dos membros do PSDB/CE serão fundamentais para a construção de um novo ciclo de prosperidade e desenvolvimento do nosso Estado.”