Não foi só centro-esquerda e esquerda que foram às ruas contra o retrocesso simbolizado pela Proposta de Emenda à Constituição que concede anistia a golpistas, cria blindagem para deputados e senadores e ainda ressuscita o voto secreto nas votações da Câmara e do Senado Federal.
“Nós queremos o Congresso Nacional votando pautas de interesse dos brasileiros, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco salários mínimos, ampliando a redução para quem recebe até R$ 7.500; a PEC da Segurança Pública, que deve ser prioridade nacional; e o fim da escala 6×1. Não queremos uma PEC que cria uma casta de intocáveis, promove anistia a quem atentou contra a democracia, tentou aplicar um golpe de Estado e, mais grave, propõe a volta do voto secreto. No Ceará, não teremos esse retrocesso”, afirmou Romeu Aldigueri, falando em nome dos deputados.
O chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, seguiu no mesmo tom: “O Brasil precisa de justiça social, aumentar a proteção aos que ainda precisam comer, morar e trabalhar, e não de ditadura.”
A novidade na manifestação foi a presença de conservadores e políticos de centro, contrários à radicalização e ao retrocesso. Eles não aceitam leis que resgatem práticas ditatoriais nem o fim da transparência na política e nas decisões sobre o futuro da nação.
IZOLDA CELA NO PROTESTO
A ex-governadora Izolda Cela participou do protesto contra a PEC da Blindagem, na Praia de Iracema. Mantendo seu estilo simples, estava acompanhada de familiares e amigos, cercada de pessoas que queriam tirar fotos. Caminhou sem problemas, foi aplaudida e vestia branco.
POUCOS DEPUTADOS E UM PREFEITO
Liderados pelo presidente da Alece, Romeu Aldigueri, participaram do ato os deputados Guilherme Sampaio, De Assis Diniz e Messias do MST. Em outro grupo, no pelotão das comunidades, estava a deputada Larissa Gaspar. O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, também marcou presença, assim como o diretor legislativo da Alece, Carlos Alberto Aragão.
CORRIDA CONTRA A FOME
O colegiado do Ceará Sem Fome aprovou a realização da 1ª Corrida contra a Fome. Os inscritos terão que doar alimentos não perecíveis. A mobilização já começou, sob coordenação direta da primeira-dama Lia de Freitas.
ELMANO NA ONU COM LULA
O presidente Lula terá encontros com chefes de Estado em Nova York, enquanto o ministro Fernando Haddad se reúne com empresários de diversos países em busca de atrair investimentos. O governador Elmano de Freitas levou projetos para apresentar a governos e empresas. Foi em viagem semelhante ao lado de Lula que Elmano garantiu o Polo Automotivo e o Hidrogênio Verde para o Ceará.
O GOLEADOR E O CRAQUE
Na festa dos 84 anos do PV, o prefeito Evandro Leitão mostrou estar em forma depois de perder alguns quilos: fez dois gols. O craque do jogo, porém, foi o secretário André Barbosa, que correu, driblou, fez embaixadinhas e deu passes decisivos. “O PV de Açúcar terá mistura prioritária de esporte e ação social”, disse o prefeito, que não quer ver a praça esportiva abandonada como no passado.
O estádio poderá abrir as portas para os times do Benfica e arredores, que hoje não têm onde jogar.
JÚNIOR MANO RECEBE ROGER AGUIAR
O deputado Júnior Mano e o ex-prefeito Roger Aguiar tiveram uma longa conversa que começou em Brasília e terminou na região Norte, com a participação do senador Cid Gomes. Os dois se acertaram. Roger terá o apoio de Júnior Mano em Forquilha, onde o prefeito Edinardo Rodrigues faz uma gestão elogiada.
DAVI BENEVIDES AMPLIA COLÉGIOS ELEITORAIS
O ex-prefeito de Redenção, Davi Benevides, além de contar com votos em oito municípios do Maciço de Baturité, agora se expande para o Sertão Central e para Crateús, região onde seu avô, Mauro Benevides, era votado. Davi está na base, dialogando com vereadores e lideranças antes de avançar nas conversas com prefeitos. Uma nova águia política surge.
