Choveu em pelo menos 80 cidades no intervalo entre as 7h de ontem (25) e 7h deste sábado (26), conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funcemes). Os maiores acumulados do intervalo foram observados nas cidades de Icapuí (98mm), Granja (75mm) e Fortaleza (74.3mm). Para este domingo (27), a tendência é de chuvas em todas as regiões cearenses com destaque para as macrorregiões da faixa litorânaea, do Cariri, do Sertão Central e Inhamuns e da Ibiapaba, onde devem ocorrer os maiores acumulados.
Conforme a Funceme, as chuvas esperadas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade provenientes da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade. Para a segunda-feira (26), as condições de momento indicam céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões do Ceará.
Confira os maiores acumulados das últimas 24h:
- Icapuí (Posto: ICAPUI) : 98mm
- Granja (Posto: ADRIANOPOLIS) : 75mm
- Fortaleza (Posto: CASTELAO) : 74.3mm
- Fortaleza (Posto: FUND.MA.NILVA(AGUA FRIA)) : 74.2mm
- Fortaleza (Posto: MESSEJANA) : 60mm
- Fortaleza (Posto: CACA E PESCA) : 57.2mm
- Ipu (Posto: SITIO SAO JOAO) : 50mm
- Ipueiras (Posto: MATRIZ) : 49mm
- Itaiçaba (Posto: ITAICABA) : 48.2mm
- Aracati (Posto: MATA FRESCA) : 46.8mm
Reservatórios
Os bons volumes de março têm melhorado, ainda, a situação de reserva hídrica do Estado. Dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) do Ceará, 14 estão sangrando – ou seja, ultrapassaram o limite de suas respectivas capacidades; e outros 7 estão próximos da lâmina máxima, com volumes entre 90% e 100%. As informações foram consultadas pelo portal da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), na tarde deste sábado. Os dados também apontam melhora na recarga dos três maiores reservatórios do Ceará.
O maior deles, o Castanhão, ganhou um aporte considerável nos últimos 26 dias, saindo de 8,35%, no início do mês, para 13,62%, atualmente, o melhor índice desde outubro de 2020, quando marcou 13,66%. Já o açude Orós, no Alto Jaguaribe, chegou aos 32,45% de sua capacidade, melhor percentual em 7 anos. O Banabuiú, por sua vez, 3º maior açude do Ceará, apresenta o pior cenário entre os três. O reservatório passa, desde anos anteriores, por constantes perdas de recarga. Apesar disso, apresentou uma melhora tímida em relação ao início de março, saindo de 8,07% para os atuais 8,22%.