O locutor e apresentador da Convenção do PDT contabilizou 71 prefeitos presentes, além de vice-prefeitos e ex-prefeitos, como Neto Nunes. O locutor também fez o registro de 21 deputados, inclusive dos que apoiaram Izolda Cela. Salmito, Baquit, Idilvan, Aldigueri, Roberio. As duas quadras eram pequenas para abrigar a multidão, muitos tiveram que procurar lugar nas dependências da escola.
Telões, banners com nomes de candidatos, faixas. A decoração era impecável, os serviços também, com água à vontade e cafezinho. Os organizadores calcularam seis mil presentes. O balanço político da convenção foi o esperado. O partido anunciou coligações em andamento com o PSB, PSDB e o acordo fechado com o Cidadania e o PSD, que indicou Domingos Filho para vice.
O PDT decidiu deixar em aberto o nome para o Senado, ainda acreditando em um acordo com Camilo Santana, algo difícil de acontecer. Após a convenção, Roberto Cláudio e Ciro foram informados que o PT teria feito a opção de lançar Elmano de Freitas como candidato ao governo com Camilo para o Senado. Não comentaram como fato concreto. No capítulo dos discursos, Ciro Gomes foi cauteloso. O ex-deputado Domingos Filho foi anunciado candidato a vice-governador na chapa de Roberto Cláudio. O anúncio foi feito pelo presidente do PDT, André Figueiredo.
O acerto com Domingos Filho foi feito por Cid Gomes, que sempre defendeu uma posição para o aliado na chapa majoritária. Ciro Gomes tratou Domingos Filho como parceiro e amigo. “O Domingos estará ao lado de Roberto Cláudio nesta jornada”, declarou. O discurso de Ciro foi um retrospecto, contando passo a passo sobre as escolhas dos candidatos Cid e Camilo ao governo.
“A ideia é renovar sempre para fazer mais, avançando em conquistas para as pessoas”, pontuou. Ciro disse ainda que Roberto Cláudio foi uma escolha do partido, sem “sua intervenção e de Cid, mas que Roberto é um grande gestor.”
Roberto Cláudio foi o último a usar a palavra. Em tom conciliador convocou a sociedade, as entidades de classe e os movimentos sociais a se manterem irmanados com o atual projeto em andamento no Ceará, apresentando sugestões para corrigir o que é preciso. “Esperamos nos próximos dias reagruparmos nossos companheiros e seguir com nossos objetivos e dialogar cada vez mais com as pessoas”, declarou ao mesmo tempo que convocou o PDT e aliados a darem as mãos.
Pauta da terça na AL
O candidato do PDT ao governo, Roberto Cláudio, revelou após sua convenção que está conversando com deputados estaduais e federais para “construir pontes”. Nesta terça-feira, 26, RC vai conversar com a bancada estadual.
Festa em Tauá
Domingos Filho organizou a Convenção do PSD em Tauá como grande evento político da história do município. Toda região participou. Domingos atingiu sua meta. É o vice de Roberto Cláudio.
Sarto o Nº 1
O prefeito José Sarto foi o primeiro líder político do Ceará a apoiar publicamente a candidatura de Roberto Cláudio ao Governo do Estado e o 1º a falar olhando nos olhos do candidato do PDT. Sarto disse que vai se empenhar pela sua eleição porque é o melhor para o Ceará.”