Voltar ao topo

18 de setembro de 2024

Confira filmes sobre ataques à democracia brasileira

Películas dedicaram-se nos últimos anos a contar a história da democracia brasileira após a Constituição de 1988, fragilizada por atos criminosos desde pelo menos 2013
Foto: Divulgação

Compartilhar:

No último domingo, 8, vândalos bolsonaristas insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais que faziam protestos em Brasília invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal após entrar em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios. Os ataques foram mais uma das várias ameaças que o regime democrático brasileirou sofreu desde a redemocratização, em 1985.

Desde 2013, quando iniciadas as manifestações que culminaram no impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2016, a democracia brasileira vive um período de instabilidade, e o regime democrático é constantemente atacado. O OPINIÃO CE elencou, neste conteúdo, produções cinematográficas que ajudam a entender a história recente da política no Brasil.

“Democracia em Vertigem” (2019)
Nesse retrato de um dos períodos mais dramáticos da história do Brasil, o político e o pessoal estão entrelaçados pela narração de Petra Costa. Por meio de relatos de seu complexo passado familiar e acesso sem precedentes a líderes do passado e do presente – incluindo os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, a cineasta analisa a ascensão e a queda desses governantes e a polarização de uma nação.

“O que aconteceu com o Brasil…” (2019)
O ambicioso documentário em formato de série da rede de notícias BBC World News pretende explicar ao espectador estrangeiro o que aconteceu entre os anos de 2013 e 2018 no país. Idealizado por Alencar, veterano da cobertura política, “What Happened to Brazil…” traça uma linha do tempo das manifestações de junho de 2013 até a eleição de Jair Bolsonaro.

“Excelentíssimos” (2018)
O filme traz um registro dos fatos, personagens e articulações por trás de uma das maiores crises políticas do país desde a redemocratização, o filme foi gravado dentro do Congresso Nacional ao longo dos meses em que corria o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff.

“O Muro” (2018)
O mote do filme de Lula Buarque de Hollanda foi a construção de um muro, em abril de 2016, que dividiu a Esplanada dos Ministérios ao meio e serviu para separar os manifestantes de esquerda e direita. O documentário investiga as origens da aguda polarização política, bem como seus efeitos práticos na vida das pessoas e propõe o uso do diálogo para solucionar conflitos.

“Brasil: O Grande Salto Para Trás” (2017)
O documentário franco-alemão “Brésil: Le Grand Bond en Arrière” criado por Mathilde Bonnassieux e Frédérique Zingaro traz uma visão estrangeira sobre os eventos que levaram ao impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2016, e os acontecimentos que sucederam ao episódio, considerado, pelos produtores, um golpe.

[ Mais notícias ]