Entrou na pauta desta quinta-feira (17) na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR) o projeto de indicação que autoriza a realização de concurso público para admissão efetiva de médicos veterinários na Capital. Segundo a matéria de autoria de Danilo Lopes (Podemos), a seleção pode ser somente com provas ou com provas e títulos, podendo prever a existência de cadastro reserva também.
Como esse tipo de proposta apenas sugere medidas ao Executivo, não foi fixado um número de vagas. A intenção é que, após a aprovação, o texto seja encaminhado ao prefeito Sarto Nogueira (PDT), para que “retorne ao parlamento em forma de Mensagem”.
Nos últimos anos, Fortaleza tem ampliado a sua rede de atendimento a animais domésticos, com os programas VetMóvel e com a criação da Clínica Veterinária Pública Jacó, entre outras medidas. Esses fatores aumentam a demanda por novos profissionais, além de a matéria servir para repor os trabalhadores que vão se aposentando.
“Atualmente, existe uma carência de médicos veterinários, notadamente em função da aposentadoria dos servidores desta especialidade e a inexistência de concurso público já há mais de uma década”, justifica Danilo.
A proposição foi encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para cumprir o trâmite na Casa.