Voltar ao topo

25 de março de 2025

‘Passaporte da vacina’ segue obrigatório no Ceará, mas sem exigência da 3ª dose

O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, 29, após reunião do Comitê de Enfrentamento à Pandemia.
Foto: Reprodução/Twitter

Compartilhar:

A governadora Izolda Cela (PDT) anunciou, nesta sexta-feira, 29, que segue obrigatório no Ceará a apresentação do comprovante de imunização nos estabelecimentos comerciais e públicos do Estado, conforme decreto já vigente, porém, sem a exigência da dose de reforço. Após a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados, havia a expectativa da desobrigatoriedade do chamado passaporte da vacina. A decisão foi anunciada após reunião do Comitê de Enfrentamento à Pandemia no Estado, realizada na tarde desta sexta-feira.

Anteriormente, eram exigidas três doses da vacina ou dose única para adentrar nos estabelecimentos citados. A partir da próxima segunda-feira, 2, no entanto, o Estado passará a exigir apenas duas doses ou dose única contra a doença. A governadora não detalhou a decisão.

“Mesmo com a redução da transmissão de casos da Covid em todo o estado, o comitê decidiu manter a obrigatoriedade do passaporte de vacinação nos locais anteriormente previstos (como eventos, restaurantes, bares, estádios, hoteis), com a exigência de duas doses ou dose única da vacina”, comunicou Izolda, pelas redes sociais.

Comprovante da vacinação

O comprovante da vacinação é exigido para entrada em restaurantes, bares e barracas de praia em todo o Ceará desde 22 de novembro de 2021. A partir de março deste ano, o Estado passou a exigir, também, 3 doses da vacina para entrada em eventos sociais, festivos ou estádios de futebol. O ex-governador Camilo Santana (PT), assim como Izolda e o secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, entendem que a medida contribui para o avanço da vacinação no Ceará. Segundo dados do Vacinômetro da Sesa, são 19,7 milhões de doses aplicadas, sendo 7,9 milhões para D1, 7,3 milhões para D2 e mais de 193 mil para doses únicos. Além disso, foram aplicadas 4,2 milhões de doses como reforço 1 e 45.810 aplicações como reforço 2.

[ Mais notícias ]