Voltar ao topo

8 de outubro de 2024

Como se proteger da Inflação

Compartilhar:

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Quem passou pelos anos 80 e início dos anos 90 sabe que além de ter sido uma década de muita coisa legal, na minha opinião as músicas principalmente, tivemos anos devastadores no poder de compra das pessoas. A temível inflação que chegou a quase 2.000% a.a. em 1989. A inflação nada mais é do que um movimento de preços que encarece o custo de vida das pessoas. Quando temos períodos de alta da inflação, o consumidor perde o poder de compra uma vez que os produtos ficam mais caros com o passar dos dias. Aposto que você tá vendo isso com estes constantes aumentos dos combustíveis certo? É… quando o preço dos combustíveis sobre tudo mais sobe de alimentação a medicamentos.

Hoje nossa malha logística é em sua grande maioria rodoviária e aí já sabe né? Mas você sabe como se proteger dos efeitos da inflação? Pra quem tem algum tipo de investimento é importante buscar aplicações que repliquem esse índice. Hoje nossa inflação oficial é o IPCA que na data de hoje está entre 11% e 12% a.a. Então é importante buscar algum tipo de aplicação que seja superior a este índice, ou caro amigo, sinto lhe dizer você estará perdendo dinheiro. Alguns bancos tradicionais geralmente não costumam ter um aplicações acima desse rendimento, então escolha muito bem e tenha uma boa conversa com seu gerente.

Se você tem mais mês no salário que salário no mês, ou seja, seu dinheiro não costuma sobrar, é importante então revisar seus hábitos de consumo, não tem outro jeito: em períodos de alta na inflação, os preços dos produtos impactam bastante no orçamento familiar. Importante pesquisar preços, vá a vários supermercados, faça lista de compras, compre em conjunto e obtenha descontos no atacado. A terceira dica é, aprenda a negociar. O vilão está aí então aprenda a defender-se com as armas que tem. Sua meta é manter seu salário dentro dos padrões de consumo apesar do aumento dos preços. É isso, enquanto essa fase não passa continuemos resilientes e otimistas. Bons investimentos e cuida bem das suas finanças.

[ Mais notícias ]