Voltar ao topo

18 de julho de 2024

Comitivas de Rússia e Ucrânia têm primeiro encontro desde começo dos ataques

Reunião acontece em Belarus, cinco dias após o início do conflito militar entre os países
Local onde as comitivas de Rússia e Ucrânia negociarão. Foto: Sergei Kholodilin/Belta/AFP

Compartilhar:

Comitivas de Rússia e Ucrânia se encontram nesta segunda (28), na cidade de Gomel, em Belarus, perto da fronteira com a Ucrânia, pela primeira vez desde o início da disputa entre os dois países, no dia 24 de fevereiro. A reunião prevê a negociação da possibilidade de uma interrupção dos avanços russos aos territórios ucranianos.

Inicialmente, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, era contrário à reunião no país, por não considerar um território neutro, já que as tropas russas invadiram a Ucrânia pelo norte do país partindo de Belarus. Porém, após uma conversa entre os presidentes dos dois países, o mandatário ucraniano resolveu enviar a comitiva.

Mesmo se apresentando para reunião, Zelensky não está confiante na resolução dos conflitos. “Eu não acredito realmente no resultado desse encontro. Deixe eles tentarem para que, mais tarde, nenhum cidadão da Ucrânia possa ter nenhuma dúvida de que eu, como presidente, tentei parar a guerra”, afirmou. 

Já o governo russo, por meio do seu porta-voz, Dmitry Peskov, lamentou que as conversas não tenham se iniciado com um dia de antecedência e reafirmou o desejo de que as conversações comecem imediatamente, mas não expôs os objetivos russos.

David Mota/Especial para OPINIÃO CE

[ Mais notícias ]