Acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri, e do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, o governador Elmano de Freutas (PT) esteve presente no Centro de Reciclagem Orgânica da Universidade Agrícola da China (UAC), em Suzhou. A visita é parte da agenda do Governo do Estado na China. No local, são transformadas, por dia, 40 toneladas de resíduos orgânicos em 14 toneladas de biofertilizantes.
Conforme destacou o chefe do Executivo estadual, pelas redes sociais, a iniciativa é uma das tecnologias mais avançadas e mais baratas do mundo nessa área. Além dos benefícios ao meio ambiente, a técnica representa otimização de recursos financeiros.
“Aqui, no entorno dessa região, moram cerca de 100 mil pessoas e eles desenvolveram uma tecnologia em que o lixo orgânico se transforma em fertilizante para a produção agrícola. Em vez do lixo orgânico ir para um aterro, vem para uma fábrica e, aqui, se produz o fertilizante para a produção de arroz, de flores, de frutas. Uma tecnologia que pudemos conhecer, aprofundar e ver como podemos adaptar para poder, assim, avançar [no Estado do Ceará]”, pontuou Elmano.
Acompanhando o petista na agenda, Chagas Vieira destacou as expectativas com uma possível implementação da tecnologia em território cearense. “Fico impressionado quando a gente conhece esse tipo de experiência, que pode realmente mudar a realidade em vários locais do nosso Ceará”, complementou.
Já Aldigueri pontuou outros aspectos importantes da metodologia usada. “Eles fazem também a reciclagem em relação à matéria orgânica do lago, fazendo a limpeza, ecologia do lago, inclusive das plantas que são fruto de poluição, que também viram fertilizantes”, destacou.
Ver esta publicação no Instagram
ENERGIAS RENOVÁVEIS
A comitiva esteve reunido, nesta terça-feira (22), com representantes da empresa chinesa Power China. Em Xangai, capital do país asiático, o chefe do Executivo cearense discutiu sobre a possibilidade de a empresa ampliar o seu investimento, de mais de R$ 1,8 bilhão, no Ceará. A Power China auxiliou na implantação de parque de energia solar em Mauriti, no Cariri.
Elmano, após a reunião, afirmou que o encontro foi muito positivo. “Sinalizaram para a possibilidade de ampliação do investimento no estado do Ceará, o que muito nos animou”, disse. Além disso, foram discutidas possíveis parcerias em outras áreas, que, segundo o governador, seriam “gargalos” ainda no setor da energia, no âmbito estadual.
