O deputado Renato Roseno (Psol) representou o Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na segunda-feira 12, no Stockholm Criminology Symposium, realizado na Suécia. O evento reúne representantes de mais de 40 países para discutirem estratégias e métodos com objetivo de reduzir a criminalidade no mundo. Presidente do CPCV, Renato Roseno, apresentou trabalhos elaborados pelo colegiado, com destaque para as ferramentas desenvolvidas para a produção de dados e pesquisas.
Durante a participação, que fez parte do painel de violência de gênero, o deputado expôs um dos estudos produzidos pelo CPCV, o “Meninas no Ceará”, que discute as trajetórias de adolescentes vítimas de homicídio e seus desdobramentos. O Stockholm Criminology Symposium é realizado desde de 2006 na capital sueca, Estocolmo, e neste ano ocorre entre os dias 12 e 14 de junho.
O COMITÊ
O Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) iniciou as atividades em 2016. Atua nas áreas de estudo, debate e mobilização e conta com apoio de diversos atores e instituições, em um esforço interinstitucional pela vida, vinculado à Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece. O comitê elaborou um mapeamento sobre famílias que tiveram adolescentes assassinados em 2015. Atualmente, o colegiado tem foco no acompanhamento de recomendações para reduzir a violência letal contra meninos e meninas de 10 a 19 anos. Fortaleza e Ceará lideram, hoje, o ranking do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA).