A Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente realizou visitas em seis áreas para acompanhar a situação de unidades de conservação ambiental na Capital. Nesta terça-feira, 29, a Comissão esteve na APA Lagoa da Maraponga, ARIE Matinha do Pici e ARIE Dunas do Cocó.
No primeiro momento, a Comissão visitou o Parque Natural Municipal, a APA da Sabiaguaba e ARIE Prof. Abreu Matos. O acompanhamento das áreas ambientais foi apresentado pelo presidente da Comissão, vereador Gabriel Aguiar (PSOL), e aprovado pelo colegiado.
A Lagoa da Maraponga, localizada na Avenida Godofredo Maciel, tem um ecossistema lacustre que tem sido afetado por ocupações em seu entorno. Regulamentada pelo Decreto Municipal n° 14.389/2019, a unidade foi instituída inicialmente pela Lei n° 6.833/1991 e compreende um espaço de 31 hectares
A Matinha do Pici, a área de conservação fica localizada no entorno do Açude Santo Anastácio, nos bairros Pici e Padre Andrade, integra ainda a área do Parque Raquel de Queiroz conforme a Prefeitura de Fortaleza, e com isso integra as ações de preservação do município.
As Dunas do Cocó, que possuem mais de 1.900 anos de existência, prestam grande serviço hídrico para a Cidade, e ainda são relevantes para a realização de pesquisas científicas e para as comunidades que as utilizam como local de lazer, prática de esportes, cultos religiosos e atividades de ecoturismo.
Com agências