Voltar ao topo

18 de julho de 2024

Comissão de Meio Ambiente conclui visitas em unidades de conservação da Capital

As visitas em seis unidades de conservação resultarão em um relatório que será apresentado para a gestão municipal
Reprodução

Compartilhar:

A Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente realizou visitas em seis áreas para acompanhar a situação de unidades de conservação ambiental na Capital. Nesta terça-feira, 29, a Comissão esteve na APA Lagoa da Maraponga, ARIE Matinha do Pici e ARIE Dunas do Cocó.

No primeiro momento, a Comissão visitou o Parque Natural Municipal, a APA da Sabiaguaba e ARIE Prof. Abreu Matos. O acompanhamento das áreas ambientais foi apresentado pelo presidente da Comissão, vereador Gabriel Aguiar (PSOL), e aprovado pelo colegiado.

A Lagoa da Maraponga, localizada na Avenida Godofredo Maciel, tem um ecossistema lacustre que tem sido afetado por ocupações em seu entorno. Regulamentada pelo Decreto Municipal n° 14.389/2019, a unidade foi instituída inicialmente pela Lei n° 6.833/1991 e compreende um espaço de 31 hectares

A Matinha do Pici, a área de conservação fica localizada no entorno do Açude Santo Anastácio, nos bairros Pici e Padre Andrade,  integra ainda a área do Parque Raquel de Queiroz conforme a Prefeitura de Fortaleza, e com isso integra as ações de preservação do município.

As Dunas do Cocó, que possuem mais de 1.900 anos de existência, prestam grande serviço hídrico para a Cidade, e ainda são relevantes para a realização de pesquisas científicas e para as comunidades que as utilizam como local de lazer, prática de esportes, cultos religiosos e atividades de ecoturismo.

Com agências

[ Mais notícias ]