Pesquisa sobre o potencial de consumo do fortalezense para o Dia dos Pais, estima faturamento de R$ 245 milhões no comércio varejista da Capital, somente com a aquisição de itens para presentes. O levantamento é realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará. O faturamento projetado pela pesquisa revela um acréscimo nominal de 2% em relação a 2022, mantendo a data na mesma posição no ranking regional das datas comemorativas, sendo a quinta mais importante para o comércio varejista pelo potencial de consumo.
Cabe destacar que uma parcela dos consumidores entrevistados (48,5%) pretende comemorar a data, trazendo impacto significativo para o setor de serviços, principalmente para os restaurantes (16,9% dos entrevistados relataram intenção do uso do serviço de refeição fora do domicílio), viagens (5,4%) e barracas de praia e clubes (4,4%).
45,6% DOS CONSUMIDORES PRETENDEM IR ÀS COMPRAS
Neste ano, 45,6% dos entrevistados afirmaram a intenção de compra de presentes para o Dia dos Pais. O perfil dos consumidores que respondeu positivamente sobre a intenção de compra mostra igualdade entre os gêneros (45,6% de resposta afirmativa para o sexo masculino e 45,5% para o sexo feminino), mas predomínio do grupo com idade até 20 anos (59,3%) e do estrato com renda média mensal acima de 10 salários-mínimos (81,3%).
O consumidor pretende gastar, em média, 305 reais com as compras de presentes, com maior potencial de consumo no grupo dos consumidores do sexo masculino (com gasto médio total de R$ 343), do grupo com idade acima de 36 anos (R$ 329) e com renda média mensal familiar acima de 10 salários-mínimos (R$ 634). Quanto à forma de pagamento, há o predomínio da intenção de pagamento à vista (com dinheiro, PIX ou cartão de débito), com 59,0% das respostas, seguido do uso do cartão de crédito (40,6%).
BENS SEMIDURÁVEIS
A intenção de compra se concentra nos chamados bens de consumo semiduráveis, com destaque para os produtos de uso pessoal, como pode ser visto a seguir:
- Itens de vestuário e acessórios, com 45,3% de intenção de consumo;
- Perfumaria e cosméticos (16,6%);
- Sapatos, cintos e bolsas (16,5%);
- Relógios (7,1%); e
- Aparelhos de telefonia celular e smartphones (3,9%).
Quanto aos locais de compra, os Shopping Centers foram os mais citados, com 41,6% de resposta, seguido das Lojas de Rua (23,1%) e dos Centros Comerciais (22,8%). Apesar de a maior parte (43,7%) dos consumidores não possuir data específica para as compras, parcela expressiva da movimentação poderá ser observada nos últimos dias da semana, com o sábado (28,1%), sexta-feira (10,8%) e domingo (8,4%).
O comércio eletrônico foi citado por 7,4% dos entrevistados, com procura por artigos de vestuário, passagens aéreas, cosméticos e itens de perfumaria e calçados. O perfil do consumidor desse canal mostra preponderância do grupo do sexo feminino (11,7% de intenção de compra pelos canais digitais), do estrato com idade acima dos 36 anos (11,1%) e com renda familiar mensal inferior a cinco salários mínimos (10,3%).
Diante desses dados, é fundamental que as empresas do setor estejam atentas às preferências e tendências de consumo do público-alvo, direcionando suas estratégias de marketing e vendas de acordo com as demandas identificadas. A busca por produtos de uso pessoal e a crescente adesão ao comércio eletrônico são aspectos relevantes a serem considerados no planejamento e na oferta de produtos e serviços. Compreender o comportamento do consumidor e adaptar-se às suas preferências são elementos-chave para o sucesso das empresas nesse contexto desafiador, em que a intenção de compra está diretamente ligada aos produtos semiduráveis e aos canais de venda, sejam eles físicos ou digitais.