Voltar ao topo

7 de setembro de 2024

“Comenda Mulheres com Ciência”: destaques no Ceará são homenageadas em evento na Alece

Cristiane Leitão, Jade Romero, Sandra Monteiro, Maria da Penha e Deborah Cavalcante foram as homenageadas na manhã deste sábado (10)
Deputada Jô Farias (PT) (à esquerda) e duas das homenageadas com a comenda Mulheres com Ciência, a secretária Sandra Monteiro (blusa preta) e a juíza Deborah Cavalcante (vestido preto). Foto: José Leomar/Alece

Compartilhar:

Mulheres que contribuem para diversas áreas foram agraciadas, neste sábado, com a Comenda Mulheres com Ciência. Foram homenageadas a primeira-dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão; a vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero; a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro; a ativista Maria da Penha; e a juíza titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Caucaia, Deborah Cavalcante.

A entrega foi feita durante evento na Alece que destacou a participação das mulheres no Estado do Ceará. O movimento “Mulheres com Ciência” visa à promoção do protagonismo feminino, com o objetivo de incentivar e despertar a curiosidade de mulheres para a área. A ação também valoriza a presença feminina nos mais variados campos de pesquisa e destaca o trabalho de mulheres que se tornaram referência, inspirando as novas gerações a seguirem seus sonhos profissionais.

De acordo com a juíza Deborah Cavalcante, a educação contribui para a mulher alcançar locais de protagonismo. Ela lembrou episódios importantes de participação feminina, como na Constituinte de 1988. “Foram eleitas para o Congresso Nacional apenas 11 mulheres. Elas deixaram de lado as suas diferenças políticas e partidárias e conquistaram na Constituinte todos os direitos de mulheres que estão na Carta Constitucional. Então, nós precisamos sim pensar em mulheres em locais de tomada de decisão”, defendeu.

Também homenageada, a secretária Sandra Monteiro destacou a importância de combater os preconceitos de gênero associados ao racismo e reforçou que a chegada de mulheres a espaços de decisão é apenas um dos passos necessários para a equidade. “Nós temos que chegar, permanecer, servir de exemplo e estimular que mais meninas e mulheres consigam chegar. A educação e a ciência são um caminho. A educação transforma porque ela dá oportunidade de escolha. Eu quero deixar esse exemplo, porque a minha vida foi uma construção, mas essa construção foi baseada na ciência”, explicou.

PERFIL DAS HOMENAGEADAS

  • Cristiane Sales Leitão é fonoaudióloga, especialista em Sistemas de Gestão lntegrados da Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, Saúde e Segurança no Trabalho e em Mediação e Práticas Sistêmicas Restaurativas. Ela possui ainda em mestrado em Gestão em Saúde e é mestranda em Ciência Política. Cristiane Leitão atua no Conselho Cearense dos Direitos da Mulher e é primeira-dama da Alece, onde criou o Comitê de Responsabilidade Social, o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos e o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi).
  • Já a vice-governadora do Ceará, Jade Afonso Romero, é graduada em Gestão Pública, especialista em Políticas Públicas pela e mestranda em Administração Pública. Foi secretária-executiva do Esporte do Governo do Ceará e secretária da Participação Popular de Fortaleza. Ela ainda representou o Brasil na reunião jovem dos BRICS, foi presidente da Juventude do MDB no Ceará e do MDB Mulher, além de membro da executiva de Juventude do MDB nacional e conselheira da Juventude.
  • A juíza Deborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines é titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Caucaia e da 52ª Zona Eleitoral, além de atuar como juíza formadora e coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Ela também possui mestrado profissional em Planejamento e Políticas Públicas, é especialista em Direito e Processo Eleitoral e Direito e Processo Tributários.
  • A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Maria Nunes Monteiro, é mestre, doutora e pós-doutora em Farmacologia, além de graduada em Nutrição e especialista em Administração Hospitalar e em Fisiologia Humana. Sandra Monteiro tem experiência profissional de gestão em saúde e na docência, atuando na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Já a ativista Maria da Penha Maia Fernandes é formada em Farmácia e Bioquímica, tem mestrado em Parasitologia em Análises Clínicas. Ela é reconhecida por sua luta contra a violência doméstica, após sobreviver a uma série de violência uma dupla tentativa de feminicídio, levando a ativista à paraplegia em 1983. A atuação dela levou à criação da Lei Nº 11.340, em 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que prevê cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

EDUCAÇÃO

Os alunos do Programa Alcance, da Alece, participaram das atividades que destacaram a presença feminina nos mais variados campos da ciência. Durante o Aulão Alcance Enem, promovido aos sábados para preparar estudantes de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, foram realizadas a entrega de certificados do concurso de redação sobre equidade no meio científico e da Comenda Mulheres com Ciência. O concurso de redação teve como tema “Mulheres na Ciência: a importância do incentivo à equidade de gênero”. Três alunas foram agraciadas: a vencedora, Maria Cibele Rocha Pereira, recebeu um laptop; e a segunda, Lara Raiza Gomes Silva, e terceira colocadas, Sarah Paulino dos Anjos, foram premiadas com tablets.

A coordenadora do Programa Alcance, deputada Jô Farias (PT), parabenizou as vencedoras do concurso e ressaltou que “quando você empodera uma mulher, uma menina, você empodera uma família e transforma uma sociedade. A gente precisa saber que cada uma de nós, mulheres, temos um papel muito importante de levantar todo dia e saber que a gente precisa lutar”.

A parlamentar também anunciou a nova iniciativa “Vozes Femininas do Alcance”. Ela explicou que esse é um espaço especialmente criado para jovens mulheres que desejam conhecer mais seus direitos, deveres e opções de carreira. “Nosso objetivo é fornecer o conhecimento e encorajar cada jovem mulher a assumir seu papel na sociedade com confiança e clareza. Acreditamos que, ao compreender seus direitos e deveres, as participantes estarão mais bem preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades”, pontuou a deputada Jô Farias.

PROGRAMA ALCANCE

Ao longo da programação deste sábado, os alunos do Programa Alcance assistiram ainda às aulas de Ciências Humanas, com as professoras Nanda Mota, Jéssica Sousa e Eridiana Macêdo; de Linguagens, com a professora Izabel Diógenes; e de Ciências da Natureza, com a professora Yasmine Costa. O Programa Alcance é uma ação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) voltada para a preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares e para a qualificação profissional. Em 2023, a plataforma do programa chegou ao marco de mais de 21 mil usuários do Ceará e de outros estados. Além disso, conta com mais de quatro mil aprovações de alunos nas universidades públicas e em outras instituições de ensino superior.

[ Mais notícias ]