Na sexta-feira e no sábado, 11 e 12, o Hub Cultural Porto Dragão abre as portas do Teatro B. de Paiva para apresentação de duas sessões do espetáculo “DE-VIR”, da Cia Dita. O grupo cearense de artistas, fundado em 23 de março de 2003, completou 20 anos de trajetória em 2023. A companhia de artistas se apresenta às 19h em ambos os dias, e a retirada de ingressos será gratuita na bilheteria do teatro com antecedência de 1h.
“DE-VIR”
O conceito filosófico da obra aborda a constante mudança que o ser humano sofre do meio em que vive e a influência que exerce sobre o mesmo meio. Os intérpretes serão postos em posição e locomoção de quatro apoios durante 40 minutos, em uma espécie de “subversão da bipedia humana”. O intuito é recuperar uma condição ancestral animalesca e a relação com o que foi perdido do contato com os corpos no processo civilizatório humano.
O espetáculo tem classificação indicativa de 18 anos, e conta com coreografia de Fauller, interpretação pelos bailarinos Wilemara Barros, Henrique Castro, Enoque Viana, Luiz Otávio e Reinaldo Afonso e trilha sonora original compostas por Bob Pessoa e Tércio Araripe.
A apresentação é fruto do Colégio de Dança do Ceará. Incursionou por diversos eventos acadêmicos e festivais de cinemas nacionais, sendo apresentado nas principais plataformas de dança e teatro do Brasil e em países da América do Sul, África e Europa.
20 ANOS DA CIA DITA
Fundada em 2003, a companhia é formada por artistas independentes que atuam na área da dança contemporânea, mas dialogam com o teatro, o cinema, a literatura, a performance, a fotografia e com a arquitetura. Com importantes trabalhos apresentados dentro e fora do Brasil, a Cia Dita é um “lugar de procura”, pesquisa e produção artística que cria, a cada obra, um ato ou olhar político de resistência artística.