Iniciam-se, neste fim de semana, as convenções partidárias no Ceará. Neste domingo, 24, é dia de PDT e PSD reunirem candidatos e aliados a fim de oficializar nomes para as eleições de outubro.
O primeiro já definiu que o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio encabeçará a chapa ao governo do Estado, mas ainda decide sobre a vaga de vice. Nos bastidores, o nome de Domingos Filho, presidente do PSD Ceará, é forte para a função.
Tucanos batem o martelo até segunda-feira, 25, sobre quem vão apoiar, após reunião do senador Tasso Jereissati (PSDB), uma das principais lideranças do partido, e o presidente estadual do PSDB, Chiquinho Feitosa.
O parlamentar anunciou, na quarta-feira, 20, que a legenda ainda não tinha definido se ficaria com o PT de Camilo ou com o PDT dos irmãos Ferreira Gomes, já que, durante o processo de disputa interna pedetista, atuou de forma “isenta” em busca de consenso.
“Tenho a esperança de evitar o conflito e da abertura do diálogo”, disse pelas redes sociais. A aliança deve ser costurada de forma cautelosa, já que Chiquinho é cotado para ser suplente de Camilo Santana, caso este seja eleito para o Senado.
O presidente estadual do PSDB, que é suplente de Tasso na Casa, atualmente, deve ter caminho aberto para construir essa aliança, já que o titular não pretende disputar a reeleição ao cargo. Essas definições todas devem sair neste fim de semana, quando o PT dá o veredito sobre candidaturas e apoios, além da data da sua convenção, no sábado.
Quanto ao PDT, ainda há a esperança de não romper definitivamente com o PT, segundo fonte pedetista sob condição de anonimato ao OPINIÃO CE. A reportagem pediu confirmação da conversa à assessoria de imprensa do petista, mas não recebeu retorno até o fechamento deste conteúdo.
AGENDA DOS PARTIDOS
A convenção do PDT ocorre no domingo, também às 9 horas, em uma escola localizada no Centro. O PSD, por sua vez, reúne o diretório estadual, parlamentares, candidatos e dirigentes de partidos aliados em Tauá também no domingo, mas às 18 horas.
Além disso, até o fechamento desta reportagem, estavam consolidados as seguintes convenções: União Brasil (dia 5); PL (dia 5); PSTU (dia 23); PSB (dia 27); e Psol-Rede (federados, dia 30). Os demais aguardam a finalização dos diálogos com aliados e reuniões com lideranças internas.