Voltar ao topo

7 de dezembro de 2023

Rádio opinião

Começa nesta quinta-feira pré-temporada da fórmula 1

Compartilhar:

Etapa vai até este sábado. Equipes anunciaram programas para segundo teste de pré-temporada no Bahrein. GP se inicia de fato em 20 de março

Giovana Brito
Especial para OPINIÃO CE
giovana.brito@opiniaoce.com.br

Temporada atual, em Bahrein, começa dia 20 deste mês (Foto: Red Bull/Divulgação)

A Fórmula 1 retoma o grid com a pré-temporada nesta quinta-feira, 10, em Bahrein, no Oriente Médio. Os testes acontecem das 4 às 13 horas e vão de até o próximo sábado, 12. Na TV brasileira, a transmissão ocorre através do canal BandSports nas duas horas finais de cada um dos três dias. Os testes servem para analisar o desempenho dos carros e realizar os últimos ajustes antes do torneio oficial valendo título. O GP do Bahrein acontecerá dia 20 deste mês.

A AlphaTauri anunciou sua programação para a pré-temporada: Gasly será o responsável pelo primeiro dia e Tsunoda estará em ação no segundo. O terceiro e último dia será dividido entre os dois. A Mercedes anunciou no Twitter que Lewis Hamilton dará início aos testes hoje, durante a manhã. À tarde será a vez de George Russell no W13. O ex-piloto da Williams tem uma semana e meia para se preparar bem com sua nova equipe. O atual campeão da Fórmula 1, Max Verstappen estará nesta sexta-feira, 11, em ação o dia todo no circuito.

O corredor da Red Bull e o companheiro de equipe, Sergio Pérez dividirão o carro no teste de sábado. A Aston Martin e a Williams optaram por dividir todos os dias entre os dois pilotos titulares. A equipe britânica Aston dá a Sebastian Vettel as duas primeiras manhãs e a tarde de amanhã para pilotar. Lance Stroll terá o restante do tempo na pista. Representando a Williams, Alexander Albon nas tardes de hoje e amanhã, Nicholas Latifi fará exatamente o oposto.

O brasileiro Pietro Fittipaldi, corredor da Haas, terá sua participação afetada por um atraso na chegada dos equipamentos e isso pode custar o primeiro dia de testes. Na segunda-feira (7), um problema com o avião de carga em Istambul significou que as peças da Haas não chegaram ao Circuito Internacional do Bahrein.

O neto de Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de F1, está substituindo Nikita Mazepin durante a temporada de testes, mas não pelo restante da temporada. O russo Mazepin, contratado em 2021, e seu patrocinador foram afastados pela guerra na Ucrânia e a equipe norte-americana está procurando um substituto.

A equipe ainda rescindiu o contrato com a Uralkali, fabricante russa de fertilizantes que tem o pai do piloto entre os sócios. Em entrevista coletiva direto de Moscou, Mazepin informou que está criando uma fundação para atletas que são proibidos de participar de competições por “razões políticas”. Para substituir Mazepin, o proprietário da equipe, Gene Haas, já anunciou que o seu time está procurando um piloto com mais experiência. Entre os cotados estava que Antonio Giovinazzi retornaria ao grid.

O italiano deixou a Alfa Romeo no final de 2021 e tem contrato na Fórmula E em 2022, além da experiência pretendida pela Haas na F1. Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen também foram opções indicadas para a substituição.

SE LIGA EM DRIVE TO SURVIVE
Série de grande sucesso da Netflix, “Drive to Survive” levou fãs de Fórmula 1 para os bastidores citando mais da vida pessoal dos corredores, a relação entre si, problemas com as equipes e os assuntos que envolvem a maratona. A data de lançamento está programada para esta sexta-feira, 11, nove dias antes do início da temporada de 2022 com o GP do Bahrain. Os dez times presentes na competição se inscreveram para participar da 4ª temporada da série, permitindo que as equipes de filmagem nos bastidores e se incorporem como parte de suas operações nos fins de semana de corrida ao longo do ano.

[ Mais notícias ]