Voltar ao topo

21 de janeiro de 2025

Começa a campanha eleitoral

Compartilhar:

A quem você entregaria sua casa com R$ 17 bilhões anuais para administrar? O que o eleitor espera? Os candidatos estão prontos para cuidar da 4ª mais populosa capital do país? As respostas serão dadas ao longo de 50 dias, entre o início da campanha, nesta sexta-feira (16), e o dia 6 de outubro, data da votação.
Creio que a resposta mais importante, do ponto de vista do eleitorado, seja a quem entregar a chave da nossa casa, com R$ 17 bilhões anuais para cuidar. A Prefeitura de Fortaleza é isso. Tudo que pagamos de impostos vai para o prefeito, que cuida dessa grande casa, que é a nossa cidade.

O embate entre PSB e PT no Vale do Jaguaribe

Dois exemplos de tensão política. Em Morada Nova e Russas, PT e PSB vão se enfrentar em campanhas acirradas. Os vencedores serão conhecidos por diferenças mínimas de votos. É Cid de um lado, com parte do PDT contrário ao Abolição, e o PT do outro, com apoio do PDT governista e do PP de Zezinho Albuquerque. São 80 municípios com esse mesmo enfrentamento.

Audic Mota acerta retorno

Audic Mota retorna ao governo para a mesma função que ocupava antes da desincompatibilização. Vai reassumir a Assessoria Especial de Desenvolvimento Regional, que tem status de secretaria. Audic vai tocar o projeto de implantação de energia solar nas propriedades de agricultores familiares. A nomeação, feita pelo governador Elmano de Freitas, será publicada no Diário Oficial do Ceará.

Sarto decreta feriadão

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, decretou ponto facultativo na sexta-feira, 16. Os órgãos públicos não funcionarão na Capital, respeitando o decreto do prefeito. Está decretado o último feriadão de 2024. Os demais feriados até o final do ano serão aos sábados e domingos.

TSE lança o SOS Voto através do 1491

Já está disponível para a população o SOS Voto, disque-denúncia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criado para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais. A ferramenta pode ser acessada gratuitamente por qualquer cidadão, em todas as regiões do país, por meio do número de telefone 1491. O SOS Voto funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h, com capacidade para atender até mil ligações diárias. O atendimento é realizado por colaboradoras e colaboradores do TSE especialmente treinados para receber as denúncias.

Tensão eleitoral na Alece

Dois fatos marcaram as sessões da Alece na semana: o ataque da deputada Lia Gomes contra o líder do PT, deputado De Assis Diniz, que não aceita acusações de Ciro contra Lula e Elmano. Lia defendeu Ciro. Outro fato grave foi a deputada Larissa Gaspar,
vice-líder do governo, votar contra o governo no projeto que introduz o ensino religioso nas escolas. A bancada
que faz parte da base aliada vai se reunir.

Lista de Inelegíveis une TCE e TRE

O presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, exaltou a cooperação com o TCE e ressaltou que a relação de dados recebida agiliza qualquer ação necessária com relação a candidatas e candidatos às Eleições 2024. “É mais uma maneira efetiva de protegermos cada eleitora e eleitor, prezando para que escolham seus representantes com ainda mais informação e confiança”, disse. O presidente do TCE, conselheiro Rholden Queiroz, também destacou a importância da colaboração entre as instituições nesta e em oportunidades futuras.

“O maior objetivo aqui é garantir a informação ao cidadão, direito que reflete em seu exercício eleitoral”, declarou. Agora, serão checados os nomes e retirados os registros se estiverem na lista de inelegíveis.

[ Mais notícias ]