Voltar ao topo

24 de março de 2025

Combate à fome e tributária serão prioridades entre Elmano, Lula e governadores nesta sexta

Nesta quinta, gestores dos estados terão reunião reservada, pelo Fórum dos Governadores, a ser realizada no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília
Foto Beatriz Boblitz

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) dedica boa parte do seu início de gestão para realizar diálogo com o Governo Federal e apresentar projetos prioritários para o Ceará. O petista, que já esteve em Brasília em três ocasiões desde que tomou posse, retorna à Capital Federal para encontro com o presidente Lula (PT), que acontece nesta sexta-feira, 27. Na data, o chefe do Executivo federal irá se reunir com todos os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal para alinhar estratégias e ouvir demandas.

Nesta quinta-feira, 26, os governadores terão uma reunião reservada, pelo Fórum dos Governadores, a ser realizada no Centro de Convenções Brasil 21, às 17 horas. No encontro com Lula, a ideia é que cada governador apresente ao menos três demandas de obras ou financiamentos de programas estaduais. Elmano, por sua vez, deve capitanear o debate sobre combate à fome, integração da segurança pública e reforma tributária.

Durante a primeira reunião do Consórcio Nordeste deste ano, que aconteceu em João Pessoa (PB), no último dia 20 de janeiro, o governador cearense destacou os temas e falou na criação de um pacto de combate à fome.
“E penso que nós [governadores do Nordeste] tínhamos que trocar experiências e conversar muito até a reunião [com o presidente Lula]. Nós no Ceará temos discutido que não vamos ter um único percurso ou uma única modelagem na campanha para superar a fome. Várias experiências, várias modelagens, vários caminhos”, pontuou.

Já sobre a reforma tributária, o governador destacou: “Temos que ter, urgentemente, um grupo dos nossos estados dialogando com o Norte e com outras regiões para debater (…) Nós temos que ter isso, do ponto de vista de proposta, de assessoria que acompanha o Congresso, de assessoria jurídica, de simulação de situações, porque nós evidentemente vamos nos deparar com conflitos de interesses entre regiões, entre setores econômicos, e nós temos que estar muito seguros para esse debate”.

A ideia do encontro com o presidente é também listar prioridades na área de infraestrutura. Para o cearense, o saneamento básico está na lista de urgências. “No Ceará, nós temos metas legais de garantir esgotamento sanitário para o nosso povo, então nós temos aqui um diálogo necessário com o Governo Federal de infraestrutura. Cada estado vai se desdobrar em reuniões com várias áreas do governo e nós vamos analisar a prioridade de cada estado para saber qual dessas prioridades nós vamos priorizar nos limites que o Governo Federal tem”, disse. Alinhado com o presidente, Elmano também deve reforçar o mutirão de cirurgias eletivas, que já trabalha para realizar no Estado.

“Também tenho visto o presidente Lula falar que temos que fazer mutirão de cirurgias eletivas. No Ceará, nós estamos nos organizando, nos comprometemos a fazer esse mutirão na campanha”, destacou na reunião com os governadores do Nordeste. A ideia dos governadores do Consórcio Nordeste é reunir em um mesmo documento, que será apresentado ao presidente Lula, as prioridades do grupo para cada estado.

[ Mais notícias ]