Nesta quarta-feira, 21, na retomada do Brasileirão após a Data FIFA, o Fortaleza venceu o Cruzeiro/MG fora de casa, pelo placar de 1 a 0. O único gol marcado no jogo, foi aos 34 minutos do segundo tempo, por Lucero. A conquista dos três pontos é importante, já que o Leão do Pici estava há seis jogos sem vencer como visitante, três rodadas sem vitórias. Além disso, quebrou o tabu de vencer a equipe mineira pela primeira vez no Mineirão.
PRIMEIRO TEMPO
Durante o jogo, o Cruzeiro conseguiu manter a posse de bola e pressionar o Tricolor de Aço. Entretanto, falhou nas finalizações. Aos 18 minutos, o lateral esquerdo Marlon, do clube mineiro, cobrou falta com perigo. A bola passou perto da trave esquerda de João Ricardo. Apenas um minuto depois, o arqueiro tricolor salvou uma finalização de cabeça à queima-roupa do atacante Bruno Rodrigues.
Pelo lado do Fortaleza, na etapa inicial, o clube pouco criou. Aos 33, Guilherme recebeu cruzamento e tentou abrir o placar de cabeça, mas a bola foi sem direção.
O Cruzeiro continuava tentando. Neto Moura, aos 42 minutos, finalizou da intermediária, mas sem muito perigo para João Ricardo. No final do primeiro tempo, entretanto, quem criou a melhor chance da etapa foi o Fortaleza. O atacante Guilherme invadiu a área adversária, sem marcação, mas finalizou alto. Fim de primeiro tempo, 0 a 0.
SEGUNDO TEMPO
Já no segundo tempo, a Raposa se mostrou nervosa, com os atletas atuando baseados na individualidade. O primeiro lance de perigo dos 45 minutos finais foi apenas aos 25, em que o atacante Henrique Dourado recebeu cruzamento a meia altura no segundo pau, mas chutou para fora.
Com o nervosismo dos mandantes, o Leão se aproveitou da situação. Ganhando gosto da partida, o Fortaleza chegou com perigo aos 30 minutos, com Hércules, em cruzamento que passou rente à meta do goleiro Rafael Cabral. A bola desviou, mas foi para fora.
Aos 34, o contra-ataque fatal. Tinga roubou a bola, tocou para Thiago Galhardo, que logo acionou Calebe. O meio campista invadiu a área adversária e deu um passe em profundidade para Lucero, que, sozinho, apenas empurrou a bola para o fundo das redes do Mineirão. Belo gol, 1 a 0 para o Fortaleza.
O Leão ainda poderia ter aumentado a diferença aos 41 minutos, mas Thiago Galhardo finalizou para fora. Mas o jogo não estava decidido, e o goleiro João Ricardo ainda teve que efetuar uma defesa para manter o Tricolor do Pici a frente do placar.
RESULTADO E PRÓXIMO JOGO
O Fortaleza voltou durante a madrugada desta quinta-feira, 22, para a capital cearense, focado em se preparar para reencontrar o torcedor em casa. A partida será neste sábado, 24, na Arena Castelão, às 18h30, contra o Atlético/MG, pela 12ª rodada da competição.
