O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta quinta-feira, 15, uma campanha publicitária pela paz nas eleições e respeito ao sistema eleitoral brasileiro. A iniciativa ocorre em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e vai contar uma réplica gigante e inflável de uma urna eletrônica nas partidas da Série A do Campeonato Brasileiro. Peças publicitárias que destacam a importância da liberdade de escolhas e do respeito às diferenças também serão veiculadas.
De acordo com o TSE, a urna inflável é uma forma de demonstrar apoio ao sistema eletrônico de votação. A ideia da campanha é transmitir que, assim como no esporte, adversários políticos também não são inimigos. Em nota sobre o assunto, o ministro Alexandre de Moraes lembra os episódios de violência física e verbal recentes. Ele comenta a situação envolvendo a jornalista Vera Magalhães, ofendida pelo deputado estadual paulista Douglas Garcia (Republicanos) após um debate entre candidatos na última terça-feira, 13.
“Tivemos a oportunidade de ver, recentemente, um deputado estadual agredir verbalmente uma jornalista. Uma coisa totalmente fora dos padrões de civilidade”, disse Moraes.
O ministro do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF) pediu aos candidatos e eleitores que mantenham a “tranquilidade e serenidade” a fim de que o país possa escolher seus representantes políticos no próximo dia 2 de outubro, primeiro turno das eleições majoritárias. O lançamento da campanha ocorre no Dia Internacional da Democracia, data estabelecida em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em comemoração à Declaração Universal da Democracia, assinada por 128 países, inclusive o Brasil.
Para Moraes, a data serve para lembrar aos brasileiros que o país vive o maior período de estabilidade democrática desde a proclamação da República, em 1889.