Principais figuras do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Ceará, o ex-senador Tasso Jereissati e o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, iniciam nesta quinta-feira, 29, a série de encontros oficiais para reafirmar o compromisso da legenda com a democracia, a adoção de boas práticas políticas, a transparência e a renovação das lideranças cearenses. As atividades acontecem em comemoração aos 35 anos do partido. O primeiro encontro acontece às 18h, no Teatro Nadir Papi Saboya – Colégio Farias Brito, localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza. Estarão presentes membros históricos do PSDB, além de convidados da sociedade civil.
Em entrevista ao OPINIÃO CE, o vice-prefeito Élcio Batista fez uma retrospectiva dos 35 anos de existência do partido, que foram completados no último domingo, 25. “Esse momento é de renovação do PSDB ao nível nacional e também nos estados e municípios. O PSDB tem uma longa história na Nova República, é impossível contar a história da redemocratização brasileira sem confundir com a própria história do PSDB. São 35 anos de contribuição para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro e político”, relembrou.
RENOVAÇÃO
Élcio enfatizou que essa celebração é uma oportunidade de olhar para o passado e avaliar o legado deixado pela sigla no Brasil, ao mesmo tempo em que visa direcionar o olhar para o futuro. Ele ressalta a necessidade de reconstruir o partido, se posicionar diante das novas agendas do século XXI e desenvolver um projeto que combine renovação com uma perspectiva nacional. Segundo o presidente do PSDB Ceará, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é atualmente a principal referência do partido no Brasil.
“Estamos num processo que é de atrair lideranças pro partido, principalmente lideranças jovens e comprometidos com a construção de um novo projeto do estado do Ceará, de desenvolvimento econômico, social e político. Em paralelo, a gente trabalhará muito na formação política, principalmente para jovens no Ceará. Isso ocorrerá também em nível nacional. E, em paralelo, também estamos construindo uma estratégia eleitoral para o próximo ano”.
Élcio destacou, ainda, que uma das estratégias eleitorais será “tentar lançar candidatos com o maior número de prefeituras possíveis no Estado e, ao mesmo tempo, buscar, em determinadas prefeituras e contextos locais, fazer alianças”. Para tal, conforme o presidente do PSDB, “elas [alianças] precisam estar relacionadas com o programa do partido, com a visão que o partido tem em relação ao futuro daquele município e também do estado do Ceará.”
Após o evento inicial, os líderes do partido no Ceará irão visitar Juazeiro do Norte, no Cariri, e outras cidades do Estado. O objetivo é percorrer todos os municípios, colocando as pessoas no centro dos debates e mobilizando os cidadãos cearenses em prol de um novo projeto de desenvolvimento inclusivo e sustentável. O convite para participar deste encontro inicial foi divulgado nas redes sociais do PSDB Ceará.
Élcio Batista se filiou ao PSDB em fevereiro deste ano, após sair do Partido Socialista Brasileiro (PSB), afirmando que não iria para a base do governador Elmano de Freitas (PT), e nem para o partido do prefeito José Sarto (PDT). Recentemente, Élcio tornou-se presidente estadual do PSDB, cargo que deve ocupar até outubro deste ano. “Com certeza, sua experiência administrativa, preparo intelectual, dinamismo, compromisso com o diálogo e espírito público, serão importantes para o processo de fortalecimento do Partido no Estado”, disse Tasso Jereissati, na oportunidade.