Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Com quase 2 vezes mais votos, Roberto Cláudio vence Izolda no PDT CE

Decisão tomada ontem por 84 delegados do diretório estadual deve ser oficializada no próximo fim de semana e abre etapa de fechamento da pré-campanha

Compartilhar:

Ingrid Campos
ingrid.campos@opiniaoce.com.br

Por 55 votos a 29 (além de uma abstenção), o ex-prefeito Roberto Cláudio venceu a atual governadora Izolda Cela na preferência pela candidatura ao Governo do Estado pelo PDT. A decisão tomada nesta segunda-feira, 18, por 84 delegados do diretório estadual, que deve ser oficializada no próximo fim de semana, abre etapa de fechamento da pré-campanha, marcada por crise com aliados e disputas internas.

O PT, principal apoiador da gestora, passou a ameaçar rompimento caso o partido preferisse Roberto, encomendando pesquisa de performance eleitoral de alguns de seus deputados para o governo local. A preferência do eleitorado por José Guimarães (vice-presidente nacional do PT), por Luizianne Lins e por José Airton foi consultada. Outros partidos, como o MDB e o PP, também declararam preferência por Izolda.

Segundo André Figueiredo, presidente estadual do PDT, agora o partido vai “trabalhar a unidade”. O dirigente também mencionou o apoio da legenda à pré-candidatura do ex-governador Camilo Santana (PT) ao Senado, dizendo que espera “que essa aliança se mantenha”.

Questionado sobre se Domingos Filho, do comando do PSD Ceará, sairia fortalecido para ser vice de Roberto Cláudio, com a decisão do diretório de ontem, Figueiredo disse que conversará com aliados nesta semana, que os atritos serão resolvidos até o dia da convenção.

Os atritos ao qual o presidente do PDT-CE se refere são as declarações de membros do bloco governista, incluindo o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, sobre o episódio envolvendo o antigo Tribunal de Contas dos Municípios, presidido por tempo por Domingos, que levou ao rompimento entre os dois partidos anos atrás – relação restabelecida posteriormente.

A convenção partidária, ocasião em que as candidaturas serão oficializadas, dando início à campanha, ocorrerá no domingo, 24, para o PDT. Segundo Roberto, após celebrar “a unidade interna”, a legenda vai “procurar todos os aliados” para conversar, com destaque para Camilo.

“A gente vai dialogar para manter a aliança mais ampla possível. Todas as conversas, agora, serão no sentido de manter essa aliança com o PT. A aliança não é um fim em si mesmo. Ela tem que ter conteúdo, valores, afinidades”, diz o pré-candidato pedetista.

IZOLDA FALA
Preterida pelo diretório estadual do PDT para disputar o Governo do Estado, a governadora Izolda Cela evitou falar a jornalistas sobre o assunto na saída da sede do partido, localizada no bairro Meireles. Contudo, a gestora se manifestou em relação à decisão na mesma noite, pelas redes sociais.

“Meu partido PDT decidiu hoje, em reunião de diretório, que não terei o direito a concorrer à reeleição. Respeito a decisão. Seguirei firme, com força e coragem, honrando meu mandato e trabalhando muito pelo nosso Ceará. Sempre com respeito e verdade. A luta continua!”, disse, em postagem na internet.

O ex-governador Camilo Santana também comentou o ocorrido. O petista foi um dos principais apoiadores de Izolda na disputa interna do PDT pela composição da chapa. “Lamento muito que a primeira mulher governadora do Ceará não possa concorrer à reeleição, após decisão do PDT. Siga firme, Izolda! O Ceará tem muito orgulho de sua força e determinação.”

[ Mais notícias ]