Menu

Com quadra chuvosa, mutirão de limpeza chega a 100 canais limpos em Fortaleza

O objetivo da ação é facilitar a drenagem durante o período chuvoso, especialmente em áreas mais vulneráveis. Foto: Prefeitura de Fortaleza

Com o objetivo de chegar aos 153 canais existentes na cidade de Fortaleza, o mutirão da Prefeitura, iniciado ainda em janeiro deste ano, já alcançou quase 2 terços da meta, com 100 pontos limpos ou que estão recebendo serviços de limpeza na capital cearense. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Defesa Civil e as Regionais. O trabalho segue em andamento nas 12 Regionais, como parte das medidas de prevenção para a quadra chuvosa.

Entre os locais que já receberam a limpeza especializada estão o canal da comunidade Maravilha, canal do Mondubim, canal Jardim Violeta, açude João Lopes e o Lago Jacarey, pontos onde os serviços já foram concluídos. Os serviços seguem sendo realizados no canal do Lagamar, Riacho Maceió, nos canais Parreão e Granja Lisboa/Bom Jardim Oeste, e em outras regiões da cidade. Ao todo, 550 profissionais estão mobilizados na ação.

O objetivo da ação é facilitar a drenagem durante o período chuvoso, especialmente em áreas mais vulneráveis. Os serviços tiveram início no dia 06 de janeiro, a partir do mapeamento de canais, lagoas, riachos, açudes e sangradouros que apresentaram situação mais crítica. Com o aumento do nível de assoreamento dos recursos hídricos, a capacidade de escoamento das águas fica comprometida, podendo gerar inundações.

O mapeamento das áreas e planejamento das ações foi feito com base em dados da Defesa Civil, garantindo que os esforços fossem direcionados com mais urgência às regiões com maior necessidade da Capital.

POPULAÇÃO

Além do serviço especializado, para manter os canais e outros recursos hídricos da cidade limpos, a colaboração e a conscientização da população também são necessários. Entre itens retirados de dentro dos canais durante o serviço de limpeza, é comum encontrar móveis, colchões e outros materiais descartados de forma indevida nesses espaços. Fortaleza conta com mais de 100 Ecopontos, instalados em todas as Regionais, onde a população pode destinar corretamente os resíduos volumosos.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), em último balanço feito ainda no final de janeiro, frisou que a cidade tem aproximadamente 100 áreas de risco, locais em que está sendo realizado acompanhamento e ações multissetoriais, além do videomonitoramento em tempo real. O Comitê ressaltou ainda a realização de assistências às famílias afetadas com ajuda humanitária, ações educativas de preparação das comunidades para a quadra chuvosa e a reativação das campanhas de arrecadação de donativos.