A solenidade para a assinatura da ordem de serviço da primeira etapa das obras de implantação do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza acontece nesta quinta-feira (19). Na ocasião, o evento vai conar com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), do ministro da Defesa, José Mucio, do Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que retorna a uma agenda pública após ter sido internado em São Paulo. A cerimônia ocorre no Palácio da Abolição, a partir das 15h45.
O governador Elmano já havia anunciado no último mês de agosto que o início das obras do ITA deveria ocorrer em setembro. À época, o chefe do Executivo afirmou que um laboratório para pesquisa deveria ser a primeira estrutura a ser construída. “Já fizemos licitação e começamos a construir as novas instalações, talvez, agora em setembro”, disse ela, na ocasião. No dia 13 de agosto, aliás, já havia sido assinado um termo de referência do Comando da Aeronáutica junto à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), visando a construção do labotatório. O valor do investimento não foi informado.
O ITA Fortaleza será implantado gradativamente, no decorrer de dez anos, com previsão para formação de turmas e início dos primeiros cursos em 2027. Neste semestre, entretanto, já haverá o processo seletivo para os primeiros alunos. Os estudantes que passarem no teste vão ficar os dois primeiros anos na unidade de São Paulo, e os próximos três, a partir de 2027, no Ceará. Na unidade cearense, serão iniciados dois novos cursos para a instituição: um de Engenharia das Energias Renováveis e outro de Engenharia de Sistemas. “Queremos ter a possibilidade de ter muita pesquisa [no Ceará]”, postulou o governador.
O equipamento funcionará na Base Aérea de Fortaleza, localizada no bairro Aeroporto. As obras para a construção e adequação do equipamento serão realizadas através de convênio entre o Governo do Ceará e o Governo Federal. Contando com a supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP), os projetos para implantação do instituto seguem as diretrizes previstas no planejamento da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (Dirinfra)
RETORNO DE CAMILO
O evento marca o retorno do ministro Camilo ao Ceará, após ter passado mal durante um voo entre Fortaleza e Brasília. Ao OPINIÃO CE, foi informado que não foi “nada grave” e que o ministro foi medicado com antibiótico. Por causa da ocorrido, o evento de anúncio da construção de 55 escolas de tempo integral no Ceará, no âmbito do novo PAC Seleções, que ocorreria no dia 9 de setembro, foi cancelado.
Serviço:
Solenidade de Assinatura da Ordem de Serviço para primeira etapa da implantação do campus do ITA Ceará
Data: 19 de setembro (quinta-feira);
Horário: 15h45;
Local: Palácio da Abolição (acesso pela Rua Silva Paulet, 400, Meireles – Fortaleza – CE).