Voltar ao topo

15 de janeiro de 2025

Com presença de Bráulio Bessa, TRE-CE lança Programa de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral

Além de presencial, o evento ocorre em formato remoto. O lançamento ocorrerá na próxima segunda-feira (20), de 9h às 12h30
Foto: Reprodução/Facebook

Compartilhar:

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realiza, na próxima segunda-feira (20), o lançamento do Programa de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral no Ceará (PEDE-CE). Na ocasião, será lançado ainda o curso Inovação Democrática e Justiça 4.0, com a participação do escritor e poeta cearense Bráulio Bessa. A iniciativa, prevista para ocorrer de 9h às 12h30, é desenvolvida pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral do TRE-CE (LIODS).

Além de presencial, o evento ocorre em formato remoto, com transmissão via plataforma Microsoft Teams. Destinado a servidoras, servidores, jornalistas e público externo interessado, a solenidade oferece 320 vagas presenciais e 300 virtuais.

O Curso Inovação Democrática e Justiça 4.0 conta com 12,6 mil vagas para capacitar o público na intersecção do Direito e da Tecnologia. A ênfase é no contexto eleitoral. A formação também quer oferecer um entendimento profundo e prático sobre como as inovações tecnológicas podem ser aplicadas para melhorar a administração da justiça e o processo eleitoral. Entre os temas trabalhados, estão a inteligência artificial, a Lei de Proteção e Privacidade de Dados (LGPD), a segurança de dados, a inclusão na Justiça e a preservação da memória.

PEDE-CE

O Programa de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral no Ceará busca educar, sensibilizar e capacitar cidadãs e cidadãos, servidoras e servidores para identificar e combater a propagação de informações falsas e enganosas. O projeto é alinhado a esforços nacionais e internacionais em prol da proteção da democracia e da transparência no processo eleitoral. O PEDE-CE é dividido em três eixos de atuação, sendo eles: a capacitação, a institucionalização e o desenvolvimento de sistemas.

O Programa é formado por representantes da presidência do TRE-CE, da Corregedoria Regional Eleitoral, do Comitê de Enfrentamento à Desinformação, do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia do TRE-CE (CIEDDE-CE), do Grupo de Análise e Monitoramento de Desinformação, Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), da Ouvidoria Regional Eleitoral (OUVIR), da Ouvidoria da Mulher, da Assessoria de Imprensa, Comunicação Social, Cerimonial e Eventos (ASCOM) e da Assessoria de Segurança e Inteligência (ASINT).

SERVIÇO

Lançamento do Programa de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral no Ceará (PEDE-CE)

[ Mais notícias ]