Neste sábado (11), foi lançado o Movimento União Ceará, com o objetivo de discutir pautas da direita cearense. Na ocasião, no “I Fórum de Ideias” do movimento, participaram nomes do campo político de direita, como o ex-deputado federal Capitão Wagner e o deputado estadual Sargento Reginauro, do União Brasil, e Dra. Maya Pinheiro (PL), suplente na Câmara dos Deputados. O evento foi realizado em uma sala do Colégio Tiradentes e teve pouca adesão, apesar de aberto ao público.
O movimento tem o objetivo, como falou Wagner em seu pronunciamento, de unir a direita no Ceará. Apesar da tentativa, o momento não contou com a presença de nomes importantes do campo, como o deputado federal André Fernandes (PL), o deputado estadual Carmelo Neto (PL) e o senador Eduardo Girão (Novo).
Além dos já citados, também estiveram presentes figuras políticas como os vereadores de Fortaleza, Jorge Pinheiro (PSDB) e Soldado Noelio (União Brasil), e a deputada federal Dayany Bittencourt (União Brasil).
Na pauta do movimento, está a discussão de ideias, debates e iniciativas que façam frente ao Governo do Ceará, além da apresentação de propostas. Para 2026, o objetivo de Wagner é unir a oposição ao grupo governista. Além de André Fernandes, outro líder oposicionista é o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). O caminho de RC no PDT parece estar se distanciando, uma vez que o partido faz um movimento de realinhamento ao PT no Ceará.
Situação semelhante enfrenta Wagner no União Brasil, uma vez que a sigla possui filiados que apoiam tanto o governador Elmano de Freitas (PT) como o prefeito Evandro Leitão (PT) nas respectivas casas legislativas. Evandro, aliás, possui um secretário do União Brasil, o titular da Secretaria Executiva Regional 10, Márcio Martins.