Enfim chegou o grande dia para Dorival Júnior, a sua primeira convocação da Seleção Brasileira, com 26 jogadores, realizada na tarde desta sexta-feira (1º). A expectativa pelo retorno de Lucas Paquetá, do West Ham, se confirmou. O jogador ficou de fora das listas de Fernando Diniz por conta de investigações sobre uma suposta participação em esquema de apostas. O caso está parado desde outubro. A lista também surpreendeu pelo treinador oferecer oportunidade a vários jovens destaques em suas equipes, inclusive a atletas de equipes brasileiras. Dos 26, cinco jogadores foram convocados pela primeira vez para a Seleção: o goleiro Rafael (São Paulo), os zagueiros Beraldo (PSG) e Murilo (Palmeiras), o meio campo Pablo Maia (São Paulo) e o atacante Savinho (Girona).
Confira abaixo a lista dos 26 jogadores convocados:
- Goleiros: Ederson (Manchester City), Bento (Athletico-PR), Rafael (São Paulo);
- Zagueiros: Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras);
- Laterais: Yan Couto (Girona), Danilo (Juventus), Wendel (Porto) e Ayrton Lucas (Flamengo);
- Volantes/Meias: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton); Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo);
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Savinho (Girona), Vinícius Jr (Real Madrid) e Rodrygo (Real Madrid).
Os amistosos serão contra a Inglaterra, em Wembley, no dia 23 de março, e contra a Espanha, no Santiago Bernabéu, no próximo dia 26 de março. Neste último, ocorrerá uma campanha da luta contra o racismo, levando mensagens como “Uma só pele” e “Uma só identidade. A ação é uma resposta a ataques sofridos pelo jogador Vini Jr no Real Madrid. Os amistosos marcam a estreia de Dorival pela Seleção e como preparação para a Copa América 2024, que acontecerá em junho.
Texto de Hiago Alves