Voltar ao topo

21 de janeiro de 2025

Eleições 2024: Evandro tem maior tempo de Rádio e TV em Fortaleza; confira

Os tempos foram divulgados nesta segunda-feira (19), pelo TRE; três candidatos não têm tempo nenhum para propaganda, devido aos seus partidos não terem atingido os requisitos mínimos
Candidatos em Fortaleza que terão tempo de TV e rádio; três postulantes não terão tempo nenhum. Fotos: Divulgação e Opinião CE

Compartilhar:

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, nesta segunda-feira (19), audiência de distribuição do horário eleitoral gratuito para o 1º turno nas Eleições Municipais de 2024 em Fortaleza. Na ocasião, foram divulgados os tempos de TV e Rádio de cada candidato. O horário eleitoral terá início no dia 30 de agosto e vai até o dia 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT), foi o candidato com o maior tempo de propaganda, com 5 minutos e 1 segundo. O segundo colocado, o deputado federal André Fernandes (PL), tem 1 minuto e 58 segundos.

Confira a lista:

  • Evandro Leitão (PT) – 05:01;
  • André Fernandes (PL) – 01:58;
  • Capitão Wagner (União Brasil) – 01:14;
  • José Sarto (PDT) – 01:01;
  • Técio Nunes (Psol) – 00:25;
  • George Lima (Solidariedade) – 00:17.

Com um total de nove candidatos, a disputa em Fortaleza terá três candidatos sem tempo previsto para rádio e televisão: o advogado e ex-bancário Chico Malta (PCB), o senador Eduardo Girão (Novo) e o sindicalista Zé Batista (PSTU). Isso ocorre porque os tempos são definidos de acordo com a representação dos partidos no Congresso Nacional. O PCB, o Novo e o PSTU não atingiram os critérios mínimos definidos pela Justiça Eleitoral.

Evandro tem o maior tempo, pois sua coligação “Juntos, Fortaleza Pode Muito Mais” tem um total de 266 representantes no Congresso, devido aos partidos da Federação Brasil da Esperança – PT, PCdoB e PV – e Republicanos, MDB, PP, PSB e PSD. O PL, sozinho, tem 99 parlamentares, colocando Fernandes na segunda posição. Wagner, também sem coligação, está em terceiro, já que o União Brasil tem 59 representantes.

A coligação “Fortaleza Não Pode Parar”, com o candidato à reeleição José Sarto, tem um total de 47 representantes, formados pelos partidos PDT, PRD, Avante e a Federação PSDB/Cidadania. A coligação “Construindo Nossa Fortaleza”, com os partidos federados Psol/Rede, com 14 representantes, coloca Técio Nunes em quinto. Ao fim, George Lima, do Solidariedade, que tem sete representantes, está em sexto.

Para o horário eleitoral gratuito, serão dois períodos de 10 minutos para o rádio – das 7h às 7h10 e das 12 às 12h10 – e outros dois para a TV – das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. A partir do primeiro dia de veiculação, em 30 de agosto, a ordem das propagandas dos candidatos, por meio de sorteio, foi a seguinte: George Lima, André Fernandes, Capitão Wagner, Técio Nunes, Evandro Leitão, José Sarto. No segundo dia, o último da ordem (Sarto), vai para primeiro, e o primeiro da ordem (George Lima), vai para segundo. Assim, diariamente, o candidato desce uma posição na ordem das veiculações, com o último colocado de um dia assumindo a primeira posição do próximo. 

INSERÇÕES

Além do horário eleitoral gratuito, também foram definidos os tempos para as inserções, propagandas de 30 ou 60 segundos produzidas pelas campanhas e apresentadas durante os intervalos comerciais de emissoras abertas de rádio e televisão. Confira os tempos de inserção de cada candidato:

  • Evandro Leitão: 21:08;
  • André Fernandes: 08:18;
  • Capitão Wagner: 05:13;
  • José Sarto: 04:18;
  • Técio Nunes: 01:46;
  • George Lima: 01:14.

O número de inserções por candidato até a finalização do horário eleitoral ficou em: Evandro Leitão (1.479), André Fernandes (581), Capitão Wagner (367), José Sarto (301), Técio Nunes (125) e George Lima (87).

[ Mais notícias ]