Após 10 dias sem técnico depois da saíde de Marquinho Santos, o Ceará finalmente fez o anúncio oficial do argentino Lucho González como novo treinador da equipe. O ex-jogador profissional tem 41 anos e trabalhou como auxiliar técnico no Athletico Paranaense. O Vozão será a primeira equipe comandada pelo argentino, que terá uma comissão técnica formada por estrangeiros. Apesar do anúncio, feito nesta quarta-feira, 24, o Alvinegro será comandado pelo interino Juca Antonello no confronto diante do Furacão, no sábado, 27.
O novo treinador e sua comissão têm desembarque previsto na Capital cearense na sexta-feira, 26, não dando tempo para treinar a equipe. O Ceará vem de um empate diante do Bragantino, fora de casa, e se aproximou da zona de rebaixamento. O novo técnico tem a missão de levantar a moral da equipe e implementar um novo esquema tático, potencializando as principais peças do elenco.
O contrato de Lucho González com o Vozão terá validade até o fim da temporada, podendo ser renovado em caso de sucesso no comando do time. Com o novo treinador, também chegam os auxiliares Emanuel Depaoli e Walter Scarinci, além do preparador físico Diego Giachinno. Depaoli tem passagens por Blooming (BOL), Emelec (EQU), Seleção Equatoriana, além de Atlético Tucumán e Estudiantes, da Argentina. Como observador técnico, Walter Scarinci tem experiências nos clubes franceses Nice (FRA), Montpellier, Monaco e Dijon. Nos Estados Unidos, o profissional passou pelo Real Salt Lake e England Revolution.
Já o preparador Diego Giacchino já trabalhou no Santos, seleções da Colômbia e Irã, atuante nas Copas do Mundo de 2014 e 2018, e nos argentinos Banfield e Independiente.
Perfil
Enquanto jogador, Lucho fez sucesso tanto no futebol sul-americano, quanto no europeu. Na Argentina, vestindo as camisas de Huracán e River Plate, ele foi bicampeão argentino. Na Europa, o ex-atleta somou mais de 200 jogos oficiais pelo Porto e mais de 100 partidas vestindo a camisa do Olympique de Marseille, duas das mais tradicionais equipes do velho continente. De volta o futebol sul-americano, Lucho passou por River Plate e Athletico Paranaense, finalizando sua carreira como o segundo argentino com mais títulos (29), atrás apenas do atacante Lionel Messi.
Antes mesmo de encerrar sua carreira como atleta, Lucho González iniciou sua preparação para exercer a função de treinador, já possuindo licença da Comissão Brasileira de Futebol (CBF) e da Associação Argentina de Futebol (AFA).