A nova sede da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) José Bezerra de Menezes, localizada no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, foi inaugurada nesta segunda-feira (5). Supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), a obra recebeu o investimento de R$ 7,9 milhões para construção de um prédio de três pavimentos, com 12 salas de aula. A inauguração contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da titular da Secretaria da Educação (Seduc), Eliana Estrela, e dos estudantes e professores.
O prédio de três pavimentos possui 12 salas de aulas, quatro laboratórios, sendo dois de informática e dois multidisciplinares, biblioteca, pátio coberto, quadra poliesportiva coberta, auditório, área coberta com barcos e jardineiras, elevadores, além de salas para secretaria, coordenadores, professores e diretoria.
“Isso tudo é feito para que os estudantes realizem os seus sonhos. Eles podem ser o que quiserem ser. Essa escola, com toda a estrutura e empenho nosso, é para isso. Queremos escolas assim para todos os alunos da rede estadual. Queremos que eles estudem em uma escola de tempo integral”, disse o governador Elmano.
A titular da Seduc, Eliana Estrela, destacou que uma escola adequada é fundamental para apoiar a juventude e valorizar os profissionais da educação. “Estamos aqui para apoiar os sonhos dos estudantes, contribuindo para que eles aconteçam. Essa escola é mais um lugar de conhecimentos e oportunidades, para aproximar estudantes, professores e família”, afirmou.
ENSINO EM TEMPO INTEGRAL
A EEMTI José Bezerra de Menezes faz parte da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e iniciou neste ano, com a 1ª série, a implementação progressiva do ensino em tempo integral, que faz parte do Programa Ceará Educa Mais. Em 2024, o Ceará passou a contar com 75% da rede pública estadual com a jornada educacional prolongada. Atualmente, a rede de ensino público é formada por 512 Escolas em Tempo Integral, sendo 367 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), 132 de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), 12 Escolas do Campo e uma Escola Família Agrícola. Essas unidades estão distribuídas em 175 municípios cearenses e atendem mais de 177 mil estudantes.