Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Com investimento de R$ 11 milhões, Cetras do Cariri deve ser entregue em 2026

A ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira (31), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)
Foto: Divulgação/Semace

Compartilhar:

O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) do Cariri, marco histórico para região, custará R$ 11 milhões e tem previsão para ser entregue no final de 2026. A ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira (31), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em cerimônia na sede regional no Crato. “Este é o primeiro equipamento do Estado, com recursos próprios da Semace. Nosso objetivo é atender a Região Sul, que apresenta uma grande demanda. Diversas apreensões de maus-tratos e tráfico já foram realizadas”, explicou o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes.

Carlos Alberto explicou, ainda, que o Cetras terá espaços específicos para cada espécie, com áreas destinadas à reabilitação. “Estão previstos diversos recintos a serem construídos, o que nos permitirá atender a uma demanda significativa da Região Sul e Centro-Sul do Ceará, já que operamos em Fortaleza com o apoio do Ibama”. O novo Cetras Crato terá uma área de 3 mil metros quadrados, incluindo um laboratório moderno, clínica especializada e escritório regional da Semace Crato. O espaço fará o atendimento e a reabilitação de animais silvestres, além de servir como uma base para ações de fiscalização e educação ambiental.

Também estiveram presentes o diretor da Regional do Crato, Cicero França, a diretora de Fiscalização Ambiental, Carolina Braga, o coordenador Jurídico, Geovânio Saraiva, além do secretário executivo da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Gustavo Vicentino, o prefeito do Crato, José Ailton, o diretor da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Rafael Branco, e o diretor regional da SOP, José Muniz, entre outras autoridades.

TERRENO

A nova infraestrutura será construída em um terreno de 50 mil metros quadrados cedido pela Prefeitura do Crato, localizado no Sítio Batateira, ao longo da rodovia CE-292. “A decisão do ex-governador e atual ministro, Camilo Santana (PT), foi fundamental para que essa estrutura fosse localizada em Crato. Formamos uma parceria e, em 2017, encaminhamos a proposta para a Câmara Municipal e conseguimos um terreno”, afirmou José Ailton, prefeito do Crato.

Durante o evento, também foi formalizado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a BiodiverSe, uma organização não governamental situada em Crato. O objetivo do acordo será a pesquisa e a preservação da biodiversidade do semiárido.

[ Mais notícias ]