O governador Elmano de Freitas (PT) reuniu, nesta sexta-feira (6), os secretários e secretárias para uma reunião de alinhamento, onde foram discutidas as ações de cada pasta em andamentos, assim como os resultados obtidos. Na ocasião, o chefe do executivo destacou os índices positivos na Segurança Pública, que apresentam menores números de violência, progressivamente, em cada mês, e em comparação ao ano passado. Em julho deste ano, o número de mortes violentas em Fortaleza foi o menor nos últimos 10 anos.
“Temos tomado iniciativas muito importantes do fortalecimento das forças de segurança, de ter um comitê que articula o poder executivo com o tribunal de justiça e com o ministério público, e com as forças de segurança do Governo Federal. A redução dos índices de violência que aconteceram nos últimos meses. Ainda são motivo (os números) de preocupação porque os índices ainda continuam sendo elevados. São animadores pois indicam que estamos no caminho certo, uma vez que os índices comparados com meses anteriores e anos anteriores são menores”, afirmou o governador Elmano de Freitas
Assumindo a pasta em junho deste ano, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, relacionou os números animadores ao investimento do governador na pasta, além da articulação com outros órgãos para diminuir a ação de criminosos no Ceará, através do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi). O titular da segurança anunciou que além dos 428 policiais civis já inseridos nas forças da segurança, o governador deverá incluir mais 1.100 novos profissionais da segurança.
Outras ações apontadas pelo secretário que contribuíram para os melhores resultados são os investimentos em equipamentos de seguranças, com a entrega de viaturas, e a permissão do Governo para os policiais realizarem horas extras, aumentando a presença ostensiva da segurança.
“A gente sabe que isso ainda não é o suficiente. A população ainda tem uma sensação de insegurança, por isso que a gente está dia e noite tentando colocar policiamento com mais visibilidade. Hoje mesmo entregamos mais 51 viaturas para a Patrulha Maria da Penha, Ronda Escolar e para o Policiamento Comunitário, que vão ficar na Região Metropolitana e em Fortaleza. E cada batalhão e companhia independente do interior vai receber uma patrulha no interior, para Ronda Escolas e para a Patrulha Maria da Penha, também para atender esse segmentos, que sofre violência doméstica, e que a gente precisa ter políticas públicas mais específicas para reduzir essa violência contra esses públicos mais vulneráveis”, anunciou o titular da segurança.
CRIMES ELEITORAIS
Na ocasião, o secretário Roberto Sá ainda destacou a atuação da SSPDS para combater os crimes eleitorais. Com denúncias contra grupos suspeitos de ameaçar eleitores, extorquir candidatos, interferir em eleições e intimidar eleitores, a Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (5) a prisão de 34 pessoas que estavam sendo investigadas por integrar grupos criminosos atuantes no Estado, além de cumprir 71 mandados de busca e apreensão. Articulando com outras instituições como o Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal de justiça, a segurança utiliza ferramentas da inteligência para identificar os lugares com casos de crimes eleitorais.
“Nós estamos trabalhando contra esses grupos de forma imediata. A orientação para a polícia militar é reforçar o patrulhamento onde houver uma possibilidade de uma campanha que possa ser afetada por esses grupos nessas regiões. Paralelamente a isso, a polícia civil precisa tomar conhecimento de algum crime que aconteça para iniciar a investigação. Mas as inteligências do sistema, que nós saímos de 135 para 791, ela está estruturada para fazer com que essa informação chegue mais rápido possível a nós.”
