Neste sábado, 17, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) vai mostrar a exposição “Ampliando Olhares”, com fotos produzidas por autistas, das 9h às 11h, na sede da Associação Fortaleza Azul (FAZ), no bairro Sapiranga. Durante quatro meses, o MFF promoveu oficinas com orientação para a prática de fotografia a 10 autistas de famílias da FAZ, o que resultou na exposição que será apresentada neste fim de semana. O acesso é gratuito, mas a associação receberá alimentos não-perecíveis para ajudar as famílias atendidas pela instituição.
Para Daniela Botelho, presidente da FAZ e mãe de autista, essa atividade realizada em parceria com o MFF e a exposição resultante dela são uma importante ação de inclusão social. “Nós, familiares de autistas, vivemos muitos enfrentamentos e um deles é a socialização”, disse.
“Conseguir fazer com que eles participem de atividades sociais e que aprendam com esses encontros é um avanço. Além de ser uma forma de promover a inclusão, favorece a quebra de preconceitos sociais. A exposição é uma forma de prestigiar o que nossos jovens aprenderam”, completa Daniela.
OFICINAS
Ao grupo de autistas, o Núcleo Educativo do Museu promoveu as oficinas de câmera obscura e câmera de papel, além da vivência de capturar imagem utilizando câmeras fotográficas profissionais.
Além do trabalho de acolhimento e inclusão de pessoas autistas e suas famílias, a associação também possui parcerias com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas, no qual busca realizar ações que levem informações acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a população geral.