Depois de dois anos de hiato, Fortaleza voltou a celebrar a virada do ano com a festa no Aterro da Praia de Iracema. Este ano, a festa foi em dose dupla, nos dias 30 e 31 de dezembro. Apesar do grande número de atrações, total de 19, e 600m² de painéis de LED de alta definição, o “show de fogos” em 2022 não durou nem 5 minutos. No entanto, cumprindo a Lei n° 11.140/21, que proíbe “uso de artigos que provocam ruído alto em eventos públicos e particulares”, a Prefeitura não deixou a desejar.
Segundo a Prefeitura, o tempo de queima de fogos foi reduzido e contou com artifícios de baixa intensidade sonora, tendo em vista o bem-estar de crianças, idosos e pessoas autistas.
Ainda com milhares de pessoas, sob show comandado por Mari Fernandez, o último da noite, já era possível ver a quantidade de lixo na calçadão. Latas de alumínio, garrafas de vidro, sacos plásticos e lixo orgânico se acumulavam em alguns pontos e no meio-fio.
Na faixa de areia, também era possível encontrar material reciclável. Os catadores dos resíduos já enchiam seus carrinhos. Conforme apurou o OPINIÃO CE, a Prefeitura informou que o recolhimento de lixo e de material reciclável é realizado pós-evento, entre 6h às 15 horas, com o auxílio de 688 funcionários da limpeza urbana da Capital cearense.
A expectativa municipal é de que sejam recolhidas mais de 15 toneladas de lixo reciclável nos dos dois dias de festa. Com a ação de reciclagem, devem ser gerados cerca de R$ 70 mil para mais de 300 catadores cadastrados.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza