Voltar ao topo

12 de setembro de 2024

Com fogos tímidos e rápidos, fortalezenses e turistas dão boas vindas a 2023 na PI

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

Depois de dois anos de hiato, Fortaleza voltou a celebrar a virada do ano com a festa no Aterro da Praia de Iracema. Este ano, a festa foi em dose dupla, nos dias 30 e 31 de dezembro. Apesar do grande número de atrações, total de 19, e  600m² de painéis de LED de alta definição, o “show de fogos” em 2022 não durou nem 5 minutos. No entanto, cumprindo a Lei n° 11.140/21, que proíbe “uso de artigos que provocam ruído alto em eventos públicos e particulares”, a Prefeitura não deixou a desejar.

Segundo a Prefeitura, o tempo de queima de fogos foi reduzido e contou com artifícios de baixa intensidade sonora, tendo em vista o bem-estar de crianças, idosos e pessoas autistas.

O casal fortalezense Francisco e Daniele Mineiro festejaram o retorno do Réveillon na orla. “Já viemos outras vezes ao Aterro. Foi triste passar esses dois anos sem festa. Espero que daqui pra frente as coisas melhorem”, disse Daniele. Cleide Evangelista também celebrou a realização do Réveillon. “Como pessoa com mobilidade limitada, eu adorei a entrada. Está muito fácil e tranquila. Já vim pra cá quatro vezes e retornar agora é um máximo”, comentou.
Este ano, a festa contou com uma proposta sustentável e inclusiva.
Já Silmara e Villi Mann quiseram deixar registrados seus desejos para 2023. “Que este ano seja de muita paz e alegria para todos. É um ano de renovação, eu muitos sentidos. Desejo que todos possam ter comida na mesa e respeito uns pelos outros”.
LIXO

Ainda com milhares de pessoas, sob show comandado por Mari Fernandez, o último da noite, já era possível ver a quantidade de lixo na calçadão.  Latas de alumínio, garrafas de vidro, sacos plásticos e lixo orgânico se acumulavam em alguns pontos e no meio-fio.

Na faixa de areia, também era possível encontrar material reciclável. Os catadores dos resíduos já enchiam seus carrinhos.  Conforme apurou o OPINIÃO CE, a Prefeitura informou que o recolhimento de lixo e de material reciclável é realizado pós-evento, entre 6h às 15 horas, com o auxílio de 688 funcionários da limpeza urbana da Capital cearense.

No dia 30, primeiro dia do evento, foram coletadas 21,8 toneladas de lixo. Segundo balanço divulgado pela gestão de José Sarto (PDT), também foram recolhidas 3 toneladas de material reciclável durante a operação de limpeza que percorreu a faixa de areia, o calçadão e as travessas que se estendem desde a Ponte Metálica até o Mercado dos Peixes.

A expectativa municipal é de que sejam recolhidas mais de 15 toneladas de lixo reciclável nos dos dois dias de festa.  Com a ação de reciclagem, devem ser gerados cerca de R$ 70 mil para mais de 300 catadores cadastrados.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza

[ Mais notícias ]