Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Com expectativa de receber 500 mil pessoas, Prefeitura divulga plano operacional para o São João

O prefeito Sarto destaca o impacto econômico positivo que o evento trará para a capital cearense e ainda reforça que os cachês dos artistas serão pagos pela iniciativa privada
Foto: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

O prefeito José Sarto (PDT) apresentou, nesta segunda-feira (24), o plano operacional para a festa de São João de Fortaleza, que ocorre a partir da próxima sexta-feira (28) e segue até domingo (30). Entre as ações anunciadas para o evento está a mobilidade do trânsito do entorno, a atuação da saúde e segurança, além de estratégias para a limpeza e iluminação do local. O evento, que projeta receber um público de 500 mil pessoas, conta com atrações como Xand Avião, Geraldo Azevedo, Zé Vaqueiro, Lagosta Bronzeada, Zé Cantor e Banda Magníficos.

Sarto destacou o impacto econômico positivo que o evento pode trazer para a capital cearense e reforçou que os cachês dos artistas serão pagos pela iniciativa privada, assim como ocorreu nas duas últimas edições do Réveillon de Fortaleza. 

“Projetamos um público total de 500 mil pessoas nos três dias de festa no Aterrinho da Praia de Iracema. Será um grande evento, é o primeiro desta envergadura produzido pela Prefeitura de Fortaleza e queremos que se torne uma tradição. Assim como no Réveillon, todos os cachês foram pagos pela iniciativa privada, o que se mostrou um sucesso, pois movimenta a economia e só gastamos com a estrutura”, disse o prefeito Sarto. 

TRÂNSITO

Para garantir a mobilidade, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibilizará cerca de 80 agentes e orientadores de tráfego nos dois primeiros dias do evento e 100 a programação de encerramento. A partir das 5h da manhã de sexta-feira (28), o órgão já começará a impedir o estacionamento na Rua João Cordeiro, na Av. Beira-Mar e na Rua Ildefonso Albano. Outra estratégia será a interdição viária na Av. Beira-Mar (entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús), Rua Ildefonso Albano (entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar) e Rua João Cordeiro (entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar), a partir de 7h.

No domingo, a partir das 17h30, a Av. Abolição e Av. Historiador Raimundo Girão também estarão bloqueadas entre as ruas Nunes Valente e Ildefonso Albano. 

Com os bloqueios estabelecidos, o desvio para quem vem sentido Centro/Mucuripe, na Av. Historiador Raimundo Girão, é dobrar à direita na Rua Antônio Augusto e à esquerda na Av. Monsenhor Tabosa. Já para quem segue no sentido Mucuripe/Centro, a orientação é dobrar à esquerda na Rua Nunes Valente e à direita na Rua Deputado Moreira da Rocha ou utilizar a Rua Tenente Benévolo.

TRANSPORTE PÚBLICO

A rota dos transportes públicos também mudarão com as interdições da Av. Historiador Raimundo Girão no domingo, que será entre a Av. Barão de Studart e Rua Idelfonso Albano, a partir das 17h. As linhas que percorrem a Av. Historiador Raimundo Girão no sentido Oeste/ Leste não sofrerá nenhuma mudança, enquanto as linhas que trafegam pela Av. Historiador Raimundo Girão no sentido Leste/Oeste farão o seguinte percurso: Av. da Abolição, Av. Barão de Studart, Rua Tenente Benévolo, Av. Dom Manoel e seguem seus itinerários normalmente. A empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) planeja ofertar 23 linhas no entorno do evento, contando com o reforço de cinco veículos reserva. 

SAÚDE

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também atuará no evento, instalando um Posto Médico Avançado (PMA) no local, que contará com 14 profissionais da saúde. O PMA disponibilizará duas unidades móveis de atendimento (ambulância), sendo uma de suporte avançado e outra de suporte básico. Já na área da segurança, a Guarda Municipal de Fortaleza conta com a atuação de 284 agentes, que trabalharão nos três dias de festa, acompanhando as atividades de outros órgãos como SAMU e AMC, além de estarem apostos nos corredores de transporte público, terminais de ônibus e na prevenção e salvamento aquático.

A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) disponibilizará uma equipe de profissionais para iluminação pública, um técnico, um supervisor e dois eletricistas, até o encerramento do evento. Durante os festejos, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) terá mais de 200 agentes, incluindo fiscais de Atividades Urbanas, coordenadores, auxiliares e motoristas. O objetivo é que eles verifiquem os materiais, equipamentos e autorizações do comércio ambulante, além de fiscalizar os bloqueios estratégicos para manter as vias desobstruídas.

LIMPEZA PÓS-FESTA

Para a limpeza da praia após os dias de evento, foram disponibilizados 140 garis e seis agentes de gestão, que realizarão as limpezas antes e depois do evento, encerrando os trabalhos às 4h da manhã do dia 01/07 (segunda-feira). O trecho que receberá a ação de limpeza fica na Av. Beira Mar e compreende o trajeto da rua Ildefonso Albano até o Espigão da rua João Cordeiro. Com a expectativa de coletar três toneladas de lixos nos três dias de evento, o Re-ciclo contará com uma central de reciclagem na Praia de Iracema, onde os resíduos coletados serão pesados e triados, além de funcionar como um ponto de entrega voluntária de recicláveis. Serão 30 catadores e 20 mobilizadores do Fortaleza Limpa que atuarão no evento.

CULTURA LOCAL 

Após polêmicas com a primeira programação divulgada, que foi alvo de críticas por não contemplar mais artistas locais e por privilegiar cantores de fora do Estado, o prefeito Sarto destaca que o São João de Fortaleza será uma oportunidade de mostrar a cultura cearense para todo o Brasil. 

“Nós fizemos questão de dar prioridade às atrações nordestinas, artistas da nossa terra, afinal, é uma festa tipicamente da nossa região. Tenho certeza que a festa irá encantar o público, tanto por conta das grandes atrações, como também pelas quadrilhas juninas que se apresentarão. Serão duas por noite, para mostrar nossa cultura para todo o Brasil”, afirmou o prefeito Sarto

O titular da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), Roberto Viana, comenta o novo ciclo de festejos organizado pela Prefeitura de Fortaleza. “Este será um marco na realização de grandes eventos. Já fizemos o melhor Réveillon do Brasil e queremos começar esse novo ciclo de alta estação com um grande São João. A ideia é competir com a festa de Campina Grande, sendo uma competição que o público só tem a ganhar. É tudo para agradar o fortalezense e o turista, e, assim como foi na virada de ano, queremos um evento sem grandes problemas e com as praias já limpas na manhã seguinte”, disse o secretário Roberto Viana.

[ Mais notícias ]