A Comissão Especial do Hidrogênio Verde (CEHV), presidida pelo senador cearense Cid Gomes (PDT), realiza audiência pública no Ceará, nesta segunda-feira, 26, no Complexo do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. O encontro debate as iniciativas do Estado em relação às energias renováveis e ao hidrogênio verde. Mais cedo, foi realizada uma visita técnica ao Porto do Pecém.
A Comissão tem como objetivo debater o ganho em escala da tecnologia de geração de energia limpa e avaliar políticas públicas que estimulam a tecnologia do hidrogênio verde. A iniciativa reconhece o potencial do Ceará como potencial produtor como alternativa para a produção e comercialização de energia limpa. Fazem parte da agenda, além do senador Cid Gomes, o governador Elmano de Freitas (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT).
“Quem colocou o Ceará no mapa do hidrogênio verde no mundo foram as experiências, foi o trabalho, a ação, foi o planejamento aqui do Estado. Naturalmente, a nossa tradição em produzir energia solar, em produzir energia eólica, os diversos investidores que já estão aqui nessa área, o conjunto de investidores que tem celebrado convênios de cooperação com o Governo do Estado, certamente coloca o Ceará na vanguarda do Brasil”, apontou Cid.
O governador Elmano de Freitas destacou, por sua vez, o esforço do Executivo para atrair investimentos para viabilizar o hub de hidrogênio verde como forma de incentivar os pequenos produtores de energia a vender a produção para as grandes empresas. “Primeiro, a busca de parceria muito intensa com o setor privado a partir dos memorandos que assinamos, mas preparar o nosso porto, a infraestrutura do Estado para dar garantia aos investidores que querem no Ceará fazer investimento, ampliando a nossa capacidade de produção de energia solar, de energia eólica”, destacou.
“Para isso, procuramos Governo Federal para abrir os leilões para que possamos aperfeiçoar nossas linhas de transmissão e podermos garantir, aqui no Porto do Pecém, a infraestrutura necessária”.
O Ceará já tem mais de 30 memorandos com empresas interessadas em investir em hidrogênio verde no Estado. A estimativa no segmento é de U$ 26 bilhões. Entre as parcerias já firmadas está a com o Porto de Roterdã, na Holanda, que visa se tornar, junto com o Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza(RMF), uma das principais rotas de exportação/importação de H2V entre a América do Sul e a Europa.

DEBATE NO SENADO
Liderada por Cid, a comissão formada na Casa tem o objetivo de debater, no prazo de dois anos, políticas públicas sobre hidrogênio verde, de modo a fomentar o ganho em escala dessa tecnologia de geração de energia limpa e avaliar políticas públicas que estimulam a tecnologia do hidrogênio verde. Já foram realizadas quatro audiências públicas no Senado com especialistas, gestores públicos, empresários e potenciais financiadores, além de uma visita externa ao Porto de Suape, em Pernambuco.
A visita ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém contou com as presenças do presidente do Porto, Hugo Figueiredo, do secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), além de deputados e empresários.
