Os principais municípios do Interior do Ceará já definiram e oficializaram suas candidaturas. Com as eleições realizadas no dia 6 de outubro, os partidos têm até esta segunda-feira (5) para homologar seus candidatos. Em Juazeiro do Norte, Sobral, Itapipoca, Crato e Iguatu, maiores colégios eleitorais fora da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a corrida eleitoral deve ser disputada.
Em Juazeiro, maior colégio eleitoral do Interior, o atual prefeito, Glêdson Bezerra (Podemos), é candidato à reeleição, em um arco de alianças que conta com nove partidos, com siglas como o União Brasil, PL e PDT. Na oposição, o nome é o do deputado estadual Fernando Santana (PT), que realizou sua convenção no sábado (3) com a presença de Camilo Santana e Elmano de Freitas. No arco de alianças, aparece ainda o MDB, do ex-prefeito Raimundão. O partido poderia ter lançado o filho do ex-gestor, o deputado estadual Davi de Raimundão. Após articulações, no entanto, desistiu da candidatura, e passou a compor chapa com o PT, com Maricele Macedo, esposa de Raimundão.
Já em Sobral, o atual prefeito Ivo Gomes (PSB), no seu segundo mandato, não pode concorrer à reeleição. No seu lugar, vai disputar o pleito a ex-governadora do Ceará, Izolda Cela (PSB), que deixou a Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC) para tentar dar continuidade à gestão do Ferreira Gomes. O deputado estadual Oscar Rodrigues (União Brasil), pai do deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil), é o candidato da oposição. Neste domingo (4), o PL anunciou a retirada de sua pré-candidatura no Município para apoiar o deputado estadual Oscar Rodrigues (União Brasil), que homologou seu nome para o pleito. A decisão do partido em se aliar à outra sigla da oposição ao prefeito Ivo Gomes veio após articulação do deputado estadual e presidente do PL Ceará, Carmelo Neto. A chapa de Oscar conta com Dra. Imaculada como vice.
No terceiro maior colégio eleitoral do Ceará, Itapipoca, a disputa também se polarizou. O prefeito Felipe Pinheiro (PT) realiza sua convenção nesta segunda-feira, às 17h. O ex-prefeito Dr. Dagmauro (Republicanos) chegou a ser ventilado como postulante, mas o seu partido está na coligação em torno de Felipe Pinheiro. Na oposição, o candidato será João Barroso (PSDB), também ex-prefeito. Na condição de vice, uma conhecida de Pinheiro, a atual vice-prefeita, Dra. Jocélia (PRD), rompida com o gestor e que também chegou a ter seu nome especulado para a Prefeitura. O PL também poderia lançar um candidato, o empresário Roberto Leite, mas a sigla decidiu se coligar com o PSDB.
No Crato, segunda maior cidade do Cariri, a disputa se dá entre o atual vice-prefeito, André Barreto (PT) – candidato da situação de Zé Ailton Brasil (PT) -, e o professor universitário Dr. Aloísio (União Brasil), suplente de deputado estadual. A chapa de André Barreto chegou a gerar um início de discussão na base aliada. O PDT, coligado ao PT no Município, queria indicar o vice. Entretanto, quem venceu a disputa foi o PSB, que lançou Dr. Leitão (PSB) na composição da chapa. A situação de disputa pela vice foi intensificada quando o ex-ministro Ciro Gomes e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio – lideranças pedetistas -, apareceram na convenção de Aloísio.
IGUATU
Dentre as maiores cidades do Interior do Estado, Iguatu é a que possui mais pré-candidatos colocados. A disputa eleitoral no pleito ainda conta com certa indefinição. O atual prefeito, Ednaldo Lavor (PSD), não pode concorrer à reeleição e conta com a pré-candidatura de Rafael Gadelha (PSD), com convenção a ser realizada nesta segunda. Outro que deve realizar convenção na segunda é Sá Vilarouca (PSB). Nos bastidores, surgiu, recentemente, a possibilidade de Ednaldo apoiar Vilarouca.
Além dessas, quatro candidaturas já estão homologadas. Filho do deputado estadual Agenor Neto (MDB), o engenheiro Ilo Neto (PT) teve sua candidatura homologada. Também na oposição, mas no outro espectro político, está Capitão Pedro Helder (PL). O PSDB também lançou candidato, com Roberto Filho. Na coligação, está o União Brasil, partido que poderia ter lançado o presidente da Câmara Municipal, Ronald Bezerra, que já chegou a assumir o município em 2023. Augusto Correia (PMN) também é candidato.
DEMAIS MUNICÍPIOS
A senadora em exercício, Janaína Farias (PT), teve sua candidatura homologada para a Prefeitura de Crateús em convenção neste domingo. Ela conta com o atual prefeito, Dr. Nenzé (PSB), como seu candidato a vice. O prefeito eleito Marcelo Machado (PDT), afastado, vai apoiar a candidatura de Dr. Gomes (PSDB). Em Barbalha, município que completa o triângulo Crajubar com Juazeiro do Norte e Crato, o prefeito Guilherme Saraiva (PT) teve sua candidatura à reeleição lançada. Na cidade, a oposição lançou Antônio Neto (PSDB).
O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSB), confirmou mais uma disputa eleitoral. O gestor tenta chegar ao seu quinto mandato. O PT, na oposição de Cirilo, decidiu lançar Paulo Ferreira como seu candidato. Também tentando seu quinto mandato no Executivo Municipal, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD), é candidata à reeleição. Na oposição, o PL pode lançar o advogado Murilo Carvalho. Outro partido que ainda pode lançar um nome para a disputa é o MDB, que realiza convenção nesta segunda.
Em Canindé, a prefeita Rozário Ximenes (Republicanos) apoia a eleição de Kledeon Paulino (Republicanos). O vice-prefeito Ilomar Vasconcelos (PT), rompido com Rozário, vai apoiar Professor Jardel (PSB). Em Senador Pompeu, a disputa também será polarizada. O prefeito Maurição (PSB), no seu segundo mandato, lançou Márcia Zomin (PSB). O PT, na oposição, lançou Luizinho do Inharé (PT).