A revista CartaCapital encomendou uma pesquisa sobre o cenário eleitoral no Ceará ao Instituto Vox Populi, cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 15. A pesquisa diz que Izolda Cela, do PDT, ganharia a disputa ao governo do Estado ainda no primeiro turno se tivesse apoio de Lula (PT), Camilo Santana (PT), e de Cid (PDT) e Ciro Gomes (PDT), com 54% dos votos.
Em seguida, vem o candidato da oposição, Capitão Wagner (UB), com 30% dos votos. Este, contudo, teria 48% do eleitorado no cenário em que Izolda aparece sem a associação às quatro figuras políticas mencionada acima, contra 28% da atual governadora.
Também sem associação aos cabos eleitorais, o pedetista Roberto Cláudio teria a vantagem entre os pré-candidatos do seu grupo político e o empate técnico com Wagner. O primeiro teria 37% dos votos, enquanto o segundo teria 39%.
Já na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não disponibiliza uma lista prévia de nomes, Wagner soma 11%, Camilo (que não é candidato) aparece com 6%, Izolda com 5% e Roberto Cláudio com 3%.
Para o levantamento, foram ouvidos 1.304 eleitores cearenses, em 76 municípios, entre os dias 10 e 13 de julho. A margem de erro é de 2,7%, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
Petistas
A pesquisa também avaliou a aceitação a candidatos petistas que são sondados para candidatura própria pelo partido, caso haja rompimento da aliança com o PDT.
Se associados às figuras de Lula e Camilo, os deputados federais Luizianne Lins e José Airton chegariam a 39%, cada, na disputa. Já José Guimarães, vice-presidente nacional do PT, teria 36%.
Sem as menções aos apoiadores, os três ficariam em terceiro lugar contra Wagner e Roberto Cláudio: Luizianne com 19%, Airton com 10% e Guimarães com 8%.