O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), localizado em Quixeramobim, recebeu a ampliação, nesta segunda-feira (19), nos serviços de atendimento e cirurgias. Com a entrega de 10 novos leitos de UTI e 33 leitos de observação, além de mais duas salas de cirurgia, a unidade de saúde terá condições de realizar cerca de 700 cirurgias por mês, atendendo à demanda de 20 municípios da região. Com as novas adesões, o HRSC totaliza 254 leitos, com 100% de sua capacidade operacional. Também foram inaugurados atendimentos de politraumatismo e de urologia.
Na ocasião, estavam presentes o governador Elmano de Freitas (PT), a secretária da saúde, a doutora Tânia Coelho, o deputado federal Domingos Neto (PSD), o deputado federal Mauro Filho (PDT), o deputado estadual Leonardo Pinheiro, além dos prefeitos da região e outras autoridades.
“Quero parabenizar toda a equipe do hospital, a secretária de saúde, Doutora Virgínia, porque, de fato, estão cumprindo o compromisso com o povo do Sertão Central de aumentar muitos serviços. Uma coisa eu posso garantir: todos os casos de saúde da região do Sertão Central queremos que sejam resolvidos aqui e com a nossa rede de atenção básica, na nossa parceria com o SUS, que envolve os municípios, o Governo do Estado, com apoio do governo do presidente Lula”, afirmou o governador Elmano.
Entre os serviços inaugurados estão os atendimentos de emergência e urgência de politraumatismo, o que inclui as áreas de traumatologia, neurologia, ortopedia, cirurgia vascular e bucomaxilo. A unidade de saúde recebe a implantação do exame CRPE (colangiopancreatografia retrógrada endoscópica), procedimento de imagem fundamental no diagnóstico e tratamento de doenças das vias biliares. Foi inaugurado também o atendimento de urologia.
A titular da secretaria de saúde (SESA), Tânia Coelho, celebrou a entrega dos novos serviços e destacou a importância de oferecer esses atendimentos e exames na região, já que evita o deslocamento até a capital cearense ou ao Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) em busca dessas demandas.
“O paciente com AVC vai passar e ficar no Sertão Central, ele não vai mais para Fortaleza. Ele vai ficar aqui e ser avaliado pela nossa equipe, assim como com outros atendimentos médicos referenciados”, pontuou a secretária Tânia.
Com a abertura dos serviços, foram contratados mais de 200 funcionários, incluindo 15 médicos na estrutura do hospital. O prédio também passa a contar com cinco salas de cirurgia, o que possibilitará a realização de, em média, 25 procedimentos por dia. Na inauguração, foi revelado o projeto para a unidade da região de estabelecer um ambulatório de cirurgia vascular, voltado a pessoas que tenham problemas de varizes, que poderão ser avaliadas e operadas no hospital.
REGIONALIZAÇÃO
Em menos de dois anos, já foram entregues dois serviços de Oncologia especializada e dois serviços de politrauma para o Interior do Ceará, nos hospitais regionais do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe. “Nosso objetivo e compromisso é que, cada vez mais, a gente amplie a atenção especializada, os atendimentos de alta complexidade para todo o Estado do Ceará. É uma ampliação de atendimento, garantindo qualidade e humanização”, afirmou Tânia Mara Coelho.