Voltar ao topo

24 de março de 2025

Com alta de 2,5% em janeiro, vendas no comércio brasileiro têm crescimento positivo

Segundo o IBGE, desde setembro de 2023 não havia um avanço significativo como este.
Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

Janeiro de 2024 não está marcado apenas pelo começo do ano, mas também pelo início de melhora no setor de vendas no Brasil. Comparado com dezembro, houve uma melhora de 2,5% em janeiro. Desta forma, desde o mês de setembro de 2023 que não havia um melhora significativa, a qual teve um avanço fora de 0,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (14).

Comparando com janeiro do ano passado, janeiro de 2024 teve um crescimento de 4,1%. Com estes resultados, o varejo encontra-se 5,7% acima do período antes da pandemia da Covid-19, em fevereiro de 2020, mas abaixo do nível recorde, de 0,8% atingido em outubro de 2020. Os principais setores de venda em janeiro deste ano foram as de calçados, vestuário e tecidos, com 8,5%, e também na área de equipamentos e materiais (escritório, informática e comunicação) com 6,1%. Por esta razão, houve esse crescimento positivo e um destes motivos foi a “Black Friday”, realizada em novembro a qual antecipa as compras de dezembro.

O IBGE também identificou que das 27 unidades da federação, somente 3 não tiveram alta: Santa Catarina com 1%; Minas Gerais e Maranhão com 0,1%.

[ Mais notícias ]