O São João de Fortaleza, no Aterrinho da Praia de Iracema, começou nesta sexta-feira (28), com a Orquestra Acordeons de Fortaleza abrindo a programação, seguida por Zé Vaqueiro e encerrada por Geraldo Azevedo. Na primeira noite, aproximadamente 80 mil pessoas marcaram presença, segundo a organização do evento.
O prefeito Sarto destacou a importância do evento para Fortaleza em sua primeira edição.
“O primeiro grande São João de Fortaleza já vai ficar marcado no calendário da cidade. A nossa expectativa é que nos três dias de festa a gente receba um público de mais de 500 mil pessoas. E um evento como esse fortalece a economia e consolida Fortaleza como destino de eventos”, afirmou.
“É um evento que veio já para não voltar mais. Fortaleza já virou um parâmetro de grandes eventos. Agora, além de fazer o maior Réveillon do Brasil, estamos fazendo o melhor São João das capitais do país”, afirmou o secretário de Cultura, Roberto Viana. O titular da pasta ainda destacou que para além do show do Aterrinho, a Secult descentralizou a festa, levando festivos em todos os bairros da Capital.
Zé Vaqueiro animou o público com sucessos como “Letícia” e “Maravilhosa”, enquanto Geraldo Azevedo encerrou a noite com clássicos como “Dia Branco” e “Dona da Minha Cabeça”. A presença dos artistas atraiu admiradores como Márcia Serra, funcionária pública que destacou a qualidade do evento.
Uma das inovações deste ano no evento é a Feira Quermesse Criativa, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), montada na faixa de areia. Com estandes de produtos artesanais, os visitantes podem explorar uma variedade que vai de vestuário a gastronomia típica.
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 29, a partir das 17 horas
- Apresentação de quadrilhas
- Forró do Bom
- Xand Avião
- Lagosta Bronzeada
Domingo, 30, a partir das 17 horas
- Apresentação de quadrilhas
- Waldonys
- Zé Cantor
- Banda Magnífico