O município de Itapipoca, na região do Vale do Curu, registrou a quinta maior chuva da história do Ceará entre as 7h da terça-feira (27) e as 7h da quarta-feira (28). A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) monitora os volumes das chuvas desde 1972. A precipitação máxima na cidade, que é também a maior do ano no Estado, foi de 264,8 milímetros, conforme aponta a Funceme.
A precipitação máxima foi registrada no posto Fazenda Pau D’Arco. Os outros dois postos com maiores volumes de chuva durante as 24h também foram registrados em Itapipoca, com 247,6 mm no posto Fazenda Lagoa das Mercês e 147,4 mm na Praia da Baleia.
Até então, a maior precipitação do ano havia sido registrada em Fortaleza, com 125 milímetros, das 7h da segunda-feira (26) às 7h da terça-feira.
O período entre fevereiro e maio é conhecido, no Ceará, como a quadra chuvosa, já que corresponde à época do ano em que, normalmente, há o maior volume de precipitações no Estado.
Precipitações em mais de 150 cidades
Ainda conforme a Funceme, foram registradas precipitações em pelo menos 153 municípios cearenses. Do total de 184 cidades, 172 já possuem informações.
Os maiores volumes de chuva se concentraram na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no Litoral Norte, na Serra da Ibiapaba e alguns postos do Sertão de Crateús.
Após Itapipoca, os três municípios que registraram as maiores precipitações máximas estão localizados na parte litorânea norte do Estado: Trairi, com 145 mm; Camocim, também com 145 mm; e Itarema, com 140 mm.
Na capital Fortaleza, o máximo registrado no período foi de 83 mm, no posto Defesa Civil de Fortaleza. Outros dois postos, Caça e Pesca e Água Fria, tiveram registraram precipitações máximas de 72 mm e 27 mm, respectivamente.
Todas as macrorregiões tiveram registros de chuvas, mas em regiões como Sertão Central, Centro-Sul, Vale do Jaguaribe e Cariri, as precipitações foram menos intensas.
Previsão até sexta-feira (30)
A previsão, de acordo com a Funceme, é de que as chuvas continuem em todas as macrorregiões do Estado.
Segundo o meteorologista Vinícius Oliveira, no entanto, os acumulados devem ser menores em relação ao já registrado no início da semana.
Para o período da tarde e da noite desta quarta-feira, os maiores volumes de chuva devem ocorrer na parte sul do Estado, entre as regiões da Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns; e na Ibiapaba.
Já na madrugada e manhã de quinta-feira (29), a previsão é de que a faixa litorânea do Estado e o Cariri tenham os maiores acumulados.
Na sexta-feira (30), a Funceme prevê diminuição gradual das chuvas em todas as macrorregiões.
