Com mais de uma década sem dados oficiais sobre o País e sobre os brasileiros, o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) foi lançado nesta segunda-feira (25), por meio de transmissão oficial no canal do Youtube. A edição deste ano inicia a partir da próxima segunda-feira (1) e terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar de uma das maiores pesquisas do país. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, terá 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone.
Antes prevista para 1º de junho deste ano, a data da coleta precisou ser ajustada em decorrência da troca, em novembro de 2021, da banca responsável pela organização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de 183.021 recenseadores e 23.870 agentes censitários. Em janeiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aprovou e sancionou o orçamento avaliado pelo IBGE em R$ 2,3 bilhões. Realizado a cada virada de década, o Censo está dois anos atrasado. Em 2020, o motivo da suspensão foi a pandemia. Em 2021, não aconteceu por não ter orçamento por parte do Governo Federal.
Para a coordenadora do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador do IBGE, Andrea Salvador, em vídeo transmitido pelo Youtube do Instituto, o CAC será de extrema importância em situações em que o cidadão optar por responder ao Censo de forma remota. “Nossos agentes foram treinados e conhecem os conceitos melhor do que os moradores, podendo facilitar o preenchimento do questionário”.
Assim como no Censo de 2010, também no Censo 2022 os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário via internet. Após uma visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online.
Para evitar que o morador se esqueça de responder e o e-ticket perca a validade, inicia-se o procedimento padrão, como explica Andrea. “No segundo dia, vai haver um disparo por SMS e e-mail para a pessoa. No quarto dia, nós vamos ligar e verificar por que a pessoa não começou a preencher ou, caso ela tenha começado, por que ela não continuou, se houve alguma dúvida ou se ela perdeu o e-ticket”.
Se o informante mantiver sua escolha pelo preenchimento via internet, o CAC tentará o contato uma última vez no sexto dia. Se o prazo de sete dias expirar e o questionário permanecer sem resposta, o domicílio retorna aos aparelhos dos recenseadores para que possa ser realizada uma entrevista presencial.
Outra novidade do Censo 2022 será a possibilidade de preenchimento por telefone, processo pelo qual o CAC também é responsável. Após a visita para o cadastramento do endereço e de pelo menos um contato com o morador, ele poderá escolher responder por telefone, momento no qual precisará conceder autorização ao agente para que este preencha o questionário junto ao entrevistado.
“Nós vamos mandar uma mensagem que chegará por SMS ou e-mail e o informante passará uma contrassenha que ele recebeu, que será a autorização para nossos agentes preencherem o questionário”, esclarece a coordenadora.
PADRÃO PARA TODOS OS ESTADOS
A eficiência do processo de auxílio e da coleta de dados é garantida pela qualificação dos agentes, que vão atuar de forma padrão em todos os estados da federação. Segundo o IBGE, um pré-requisito para a aprovação no processo seletivo foi a comprovação de experiência em telemarketing. Após a seleção, os agentes passaram por um treinamento organizado pelo IBGE, estando assim, aptos a trabalhar no Censo.
Em relação ao treinamento dos agentes, Andrea enfatiza que desde o primeiro dia os agentes estarão a postos esperando as ligações dos moradores. “São três turnos e em cada turno vai contar com 60 agentes de pesquisa e estamos levando em torno de uma semana para treinar esses agentes”.
O CAC começa a operar no dia 1º de agosto, data de início da coleta domiciliar do Censo 2022. O telefone de atendimento – repetindo – é o 0800 721 8181. O horário de funcionamento do CAC será das 8h às 21h30, todos os dias da semana, de domingo a domingo. Haverá três turnos de trabalho, com 60 profissionais cada. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas ao CAC são confidenciais e o sigilo é garantido.
A população pode confirmar a identidade dos recenseadores e dos agentes de pesquisa do IBGE também pelo 0800 721 8181 ou diretamente pelo site.
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