O presidente do União Brasil no Ceará, capitão Wagner, comunicou em vídeo a decisão de colocar o partido na oposição no Estado. Na eleição de 2022, ele foi candidato ao governo, mas vários outros nomes da sigla acabaram apoiando Elmano de Freitas.
A sensação no meio político é de que em 2026, o cenário será o mesmo. Wagner terá que ser firme e contar com apoio do comando nacional para impedir que os principais quadros do partido descumpram sua orientação ou busquem nova legenda.
O problema do capitão é estar em um partido de centro, parte do chamado centrão, que se posiciona à direita ou à esquerda conforme o município, o Estado e, principalmente, o Governo Federal.
É natural o esforço de Wagner para conquistar uma vitória em eleição majoritária no Ceará. Ele já disputou quatro vezes e não conseguiu. Agora, aposta suas fichas numa provável candidatura de Ciro Gomes.
A direita terá, hipoteticamente, duas candidaturas: Ciro Gomes e Eduardo Girão. Já a centro-esquerda deve se unir em torno da reeleição do governador Elmano de Freitas.
Deputados, prefeitos e vereadores estão agitados com o provável cenário eleitoral. A perspectiva de grande disputa valoriza a classe política e cada apoio passa a ter peso ainda maior.
Aline Albuquerque, a nova aliada
A ex-prefeita de Massapê, Aline Albuquerque, anunciou apoio à reeleição do governador Elmano de Freitas. Ela já atua na Casa Civil. O atual prefeito, Ozires Pontes, presidente do PSDB local, declarou a ida do partido para a oposição, o que acelerou a adesão de Aline ao Governo.
O processo é visto como disputa de irmãos. Em Massapê, Aline obteve 13.612 votos contra 13.718 de Ozires, diferença de apenas 92 votos. O ambiente político segue acirrado entre os Pontes e os Albuquerque.
Cid condena aproximação de Ciro e capitão Wagner
O senador Cid Gomes enfrentou um motim de policiais militares e foi baleado no peito, sobrevivendo com a bala alojada até hoje. Cid e Ciro sempre apontaram Wagner como responsável pelo movimento.
Em entrevista à rádio Cultura FM, em Várzea Alegre, Cid condenou a aproximação do irmão com Wagner: “Eu não me imagino ao lado de quem só fez mal ao Ceará”, disse, concluindo para a câmera: “É pra você, Ciro”.
Romeu Aldigueri lamenta a situação da Vila de Jeri
Provocado sobre como ajudar a preservar Jericoacoara, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, foi duro: “Os nativos precisam denunciar, se manifestar, buscar apoios para a causa da preservação. Eu lamento muito e vou me somar aos que não aceitam o que está acontecendo”, declarou.
Prefeitura vai erguer área social
Entre os investimentos anunciados pelo prefeito Evandro Leitão na assistência social, estão previstas a construção e a requalificação de equipamentos como Cras, Creas, Centros Pop, Centro de Referência LGBT, Casa da Igualdade Racial e unidades de acolhimento. Para sustentar a nova rede, o prefeito também anunciou concurso público.
Júnior Mano lidera no Vale do Jaguaribe
O deputado Júnior Mano (PSB) é o pré-candidato preferido dos principais prefeitos do Vale do Jaguaribe para o Senado. Os gestores de Morada Nova, Russas e Limoeiro do Norte já declararam apoio. Pesquisas de rádio mostram Júnior Mano na liderança, seguido por José Guimarães. Para a Câmara, os nomes mais citados são Romeu Aldigueri e Manoela Pimenta.
