Menu

Um encontro com a essência dos serviços públicos

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou no domingo (22) uma ação inovadora no campo parlamentar. É a iniciativa que denominou de “Vem pra Alece”. Trata-se de um dia inteiro de prestação de serviços e de atividades que podem engajar diferentes segmentos sociais ao Poder – pode-se compreender o “Vem pra Alece” como um intercâmbio com as comunidades do Ceará, no qual deputados podem entender e aprender o que o cidadão busca. Não se viu ainda no Ceará, pelo menos no campo dos poderes legislativos estadual e municipais, proposta tão aprofundada de troca de experiências.

A iniciativa soma valores, em princípio e fins, que estabelecem um ciclo interessante: a Assembleia oferece ao público serviços sistematizados, nem sempre relacionados aos propósitos da instituição, e o público oferece à Assembleia indicações do que precisa.

AULA DE CAMPO

O “Vem pra Alece” tem, ainda, um viés didático: o de explicar à população como funciona o Poder Legislativo, como é composto e como se definem os integrantes. Apesar de parecer simples para muitos, há quem ignore elementos fundamentais do mecanismo parlamentar. E esse esclarecimento está no foco do projeto.

JÁ A CAMINHO

Sabe os triciclos elétricos, chamados também de tuk-tuks, que estão sob a guilhotina da gestão municipal de São Paulo e foram vetados como alternativas para transporte de passageiros? Pois Fortaleza está na mira dos empreendedores – mesmo que isso possa vir a ser ilegal.

ISSO TEM REMÉDIO

A Prefeitura de Fortaleza lançou edital para contratar empresa que preste serviços de tuk-tuk, devendo atuar no campo das remessas de medicamentos da gestão municipal. Segundo o documento que já está circulando, os triciclos terão limitação de atuação, podendo ser usados apenas para a condução de cargas.

INGRATO

Do deputado André Janones no Twitter: “Gosto de ser justo, é preciso reconhecer o esforço do deputado chupeta para que houvesse a CPI e para que o Bolsonaro terminasse como indiciado. Se não fosse o esforço pra ter as assinaturas e depois a oposição FRACA que eles fazem, nada disso seria possível. Parabéns!” A referência de “chupeta” é a Nikola Fernandes. Mas sobre André Fernandes, cearense que tanto tem se esforçado para por Jair Bolsonaro na cadeia? Nem uma palavra?

BLITZ! DOCUMENTOS!

O Governo do Estado promete para segunda-feira, 23, o lançamento do edital do programa Carteira de Habilitação Popular deste ano. Segundo o governador Elmano de Freitas, serão ofertadas 25 mil novas vagas a pessoas de baixa renda, nas categorias A (moto) e B (carro). Todos os 184 municípios cearenses serão contemplados proporcionalmente.

HISTÓRICO

O programa foi iniciado em 2009, ainda na primeira gestão de Cid Gomes. Cerca de 200 mil pessoas foram atendidas com a CNH Popular, segundo o Detran do Ceará. Após o edital ser lançado, as inscrições serão efetivadas pelo site do órgão de trânsito (www.detran.ce.gov.br).

AQUI ALI, ACOLÁ

A Coluna do jornalista Roberto Maciel é publicada sempre às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos também são disponibilizados no site https://bit.ly/3q4AETZ.