Estamos a menos de um ano da maior eleição da história. O brasileiro vai escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. O destino do país e dos estados estará nas mãos do eleitor.
Está liberada a pré-campanha. O presidente Lula deverá ter um bolsonarista como adversário, possivelmente um candidato de terceira via. O petista poderá partir para a reeleição ou escolher um nome para apoiar — e vem crescendo nas pesquisas.
No Ceará, com mais de 70% de aprovação, o governador Elmano já teve sua reeleição anunciada por seus principais apoiadores: o senador Cid Gomes e o ministro Camilo Santana. No campo das oposições, Ciro Gomes teve o nome lançado pela direita, mas ainda não confirmou candidatura. Já o núcleo do ex-presidente Bolsonaro marcou para 30 de novembro o lançamento da pré-campanha do senador Eduardo Girão ao Governo do Estado em 2026. “O senador Girão não desiste da candidatura”, afirmou o deputado Pastor Alcides, pré-candidato ao Senado Federal.
A discussão política é importante. O eleitor precisa ficar atento para não acreditar em milagres prometidos nas redes sociais.
Hoje, segundo as pesquisas, Lula venceria todos os adversários com larga vantagem. O mesmo cenário se repete no Ceará, onde Elmano teria a reeleição praticamente garantida.
Projeto do ônibus gratuito terá apoio de Auto Filho
O professor e filósofo Auto Filho, com pós-graduação em Filosofia Econômica, comprou a ideia de debater o transporte público coletivo. “Temos que sentar e discutir o transporte coletivo. O presidente do Sindiônibus defende a tarifa zero. O Governo já banca o idoso e o estudante. Falta pouco para o ônibus ser gratuito”, declarou Auto Filho.
O vereador Gardel Rolim prometeu seguir com o projeto que propõe uma revisão completa do sistema de transporte coletivo.
Elmano garante 100% de água nos municípios
“Até 2033, todas as cidades precisam ter saneamento e água tratada. Eu quero ver essa lei implantada no Ceará para garantir saúde e qualidade de vida ao cearense”, afirmou o governador Elmano de Freitas, ao liberar R$ 160 milhões para 23 comunidades em 22 municípios, além de outros R$ 200 milhões para novos projetos no interior.
Líderes comunitários que vão gerir os recursos e as obras, em parceria com a Cagece, lotaram o Palácio da Abolição em gesto de gratidão.
Cachorros famintos estão atacando carneiros e ovelhas no Sertão
A Assembleia Legislativa (Alece) vai promover uma audiência pública para discutir os ataques de cachorros a ovinos e caprinos em pequenas propriedades de 38 municípios cearenses.
A proposta é do deputado De Assis Diniz e foi apoiada por colegas da Alece. A audiência vai reunir representantes de entidades protetoras de animais e órgãos públicos para buscar soluções.
Professor de Granja valorizado
No mês do professor, o município de Granja garantiu conquistas importantes à categoria. “Estou enviando à Câmara Municipal um projeto de lei para, em sessão extraordinária na próxima segunda-feira, antecipar o pagamento de um abono equivalente a um salário integral no Dia do Professor”, anunciou o prefeito Aníbal Filho. Além do abono, será implantado o novo Plano de Cargos e Carreiras dos profissionais da educação.
Oposição
A bancada de oposição na Alece, com oito deputados, está adotando a tática de obstruir votações urgentes com seguidos pedidos de vista. O diálogo entre os líderes do Governo e da oposição bolsonarista está interrompido.
Sebrae
Impressiona a estrutura do Sebrae no Ceará para fortalecer políticas de apoio a micro e pequenas empresas em eventos que atraem milhares de pessoas. É a marca de Joaquim Caetano, um dos nomes de destaque do país na gestão do Sebrae-CE.
