O anúncio do PL de distanciamento de Ciro, Tasso e a saída do grupo oposicionista onde estão o Capitão Wagner e o ex-prefeito Roberto Cláudio, foi considerada humilhação aos líderes políticos. O mais do mesmo não cabe na política. “Creio que o diálogo pode ser reconstruído”, disse o deputado Lucinildo Frota, que pretende se filiar ao PL e comunicou para segunda-feira um encontro com André Fernandes.
Entre os membros da extrema-direita, a avaliação é clara. Não se ganha nada nessa união de oposições liderada por Tasso e por Ciro. Não se trata de humilhação, mas sim de marcar posição. A própria esquerda chegou ao poder rejeitando a direita, é natural, avaliam.
O deputado Felipe Mota, conservador, acredita que “zerou tudo” e será feito um recomeço. “Estamos muito longe da eleição. A pré-campanha foi antecipada, o que é ruim. Temos que debater o Brasil e o Ceará, e, candidaturas, só em 2026”, sugere.
Aliados de Ciro e de Tasso demonstraram cautela e aguardam novos movimentos a partir de agosto, quando encerra o período de recesso político e o parlamento volta a funcionar. Para todos, a decisão anunciada por André Fernandes foi dura e humilhante.
BARROSO, NEM AÍ PARA TRUMP, DESEMBARCA NO CEARÁ
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Roberto Barroso, não deu muita bola para a decisão de suspensão dos vistos para entrar nos Estados Unidos. O ministro dançou forró em barraca nos lençóis maranhenses. Barroso desembarca no Ceará na manhã desta segunda-feira (21) e será a grande atração de evento da OAB-CE, onde fará palestra e deverá quebrar o silêncio sobre medidas de Trump.
CARGA DE MEL PARADA NO PECÉM
Embarques de produtos cearenses começam a sofrer problemas para embarque. Uma carga de mel está há 10 dias no Porto do Pecém. As empresas tentam resolver o embarque. Os americanos ainda não possuem ordem para a cobrança da taxa de 50% e os brasileiros aguardam orientações da Receita Federal. Uma carga de placas de aço foi liberada sem problemas.
CHEFE DA INTERPOL NO CEARÁ
O chefe da Interpol, delegado da Polícia Federal, Valdecy Urquiza, esteve por quatro dias no Ceará. Reuniu-se com delegados federais, procuradores da República e promotores de Justiça. Não informou a missão no Ceará. Traficantes de drogas, armas e foragidos da justiça brasileira e de outros países estão na pauta da Interpol.
FEDERAIS DE OLHO NO MERCADO DE DÓLAR
A Advocacia Geral da União pediu uma investigação no mercado de dólar junto aos bancos, a bolsa e corretoras paulistas. A AGU tem informações sobre favorecimento de informações em relação ao tarifaço americano. Especuladores teriam obtido informações sigilosas e comprado bilhões de dólares, ganhando muito dinheiro após o anúncio. A denúncia, se confirmada, gerará mais crise e denúncia de corrupção.
ALDIGUERI CONQUISTA TAMBORIL
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, é pré-candidato a deputado federal. No final de semana, Aldigueri conquistou o apoio do deputado estadual Jeová Mota e do prefeito Marcelo Mota. Tamboril está realizando seu festival junino.
LULA, BOLSONARO E ALEXANDRE DE MORAES GERAM AUDIÊNCIA
Os veículos de comunicação brasileiros têm três nomes dividindo a liderança nos acessos. Lula, Bolsonaro e Alexandre de Moraes. Os personagens da internet são exibidos em todos os formatos. A situação tornou-se incontrolável. A direita, até então detentora das lideranças nas redes sociais, perdeu espaço para o pessoal da esquerda. A baixaria tomou conta das redes sociais e Alexandre de Moraes, ministro do STF, tornou-se personagem do mal.
LÉO COUTO DEIXOU A UTI
O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Léo Couto, teve um pico de pressão na sede do legislativo municipal. Foi levado ao hospital e atendido pelo médico uteísta e cardiologista, Dr Cabeto, ex-secretário de saúde do Ceará. Ficou dois dias na UTI por prevenção e já está em casa com ordens para cumprir a medicação e repouso. O quadro geral é muito bom. Léo Couto voltará ao trabalho no dia 27/07.
