É difícil compreender a montagem, por parte das oposições, de um cenário real e possível, com tantas diferenças e distanciamentos políticos que se somam e são históricos. As aversões entre campos opostos persistem, mas, afinal, a política aceita quase tudo.
No campo ideológico, a sensação de união passada por quem tenta montar uma aliança oposicionista sofre restrições. O mundo ideológico não junta esquerda e direita. Pode haver acordos pontuais, votações casuais, mas governar juntos é muito improvável. A disputa pelo voto e pela construção de um caminho viável exige uma candidatura de direita conservadora. “Eu sou o candidato do campo conservador. Juntos, construímos e mobilizamos a sociedade para se opor ao STF e ao PT”, afirmou o senador Eduardo Girão, que reforçou: “Sou candidato a governador até o fim. É a minha vez. Os outros já tentaram.”
Empresário, o senador Girão se apresenta como um político inovador. “Não sou candidato à reeleição ao Senado. Sou contra reeleição. Aprovei emenda reduzindo o mandato de senador para cinco anos. O atual, de oito anos, é muito longo. Também aprovei o fim da reeleição para todos os cargos. Isso renova a política”, disse.
Homem de fé, Eduardo Girão acredita na força da palavra, da oração e da família. “Tenho um projeto novo para o Ceará. O ciclo que está aí já se encerrou. E há quem já teve oportunidade querendo voltar com o mesmo formato. Mas a vez é minha. Creio”, afirmou o senador, que pretende convencer toda a oposição a apostar em sua candidatura — já com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sua esposa, Michelle Bolsonaro. A ex-primeira dama, inclusive, estará em Fortaleza no dia 30 de novembro com lideranças de todo o Brasil, lançando oficialmente a candidatura dele ao Governo do Ceará.
Os sociopatas
Escrevi aqui sobre sociopatas na política, ocupando mandatos e representando grande risco. Muitas pessoas comentaram. Um deles chamou a atenção: “Nós, para entrar no serviço público, precisamos de um laudo psiquiátrico que nos habilite. Sugiro que a mesma lei que nos obriga a fazer exame psiquiátrico para ser servidor seja estendida aos candidatos. Isso evitaria que tivéssemos políticos que maltratam animais e mulheres, que são corruptos, bipolares e criminosos eleitos.”
Descobri que, após a covid-19, o exame de sanidade se tornou ainda mais necessário.
Aldigueri chega a Horizonte
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, visitou a ExpoHorizonte — maior evento do município, comandado pelo prefeito Nezinho e pela deputada Jô Farias. A parceria no Vale do Caju está em andamento para fortalecer o nome de Aldigueri como candidato a deputado federal. Aldigueri e Nezinho são velhos amigos e grandes aliados.
Vicente Aquino será votado em Caucaia
O pré-candidato a deputado estadual Vicente Aquino fechou parceria com o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim. Acordaram uma troca de apoios: Vicente fará campanha para à primeira-dama de Caucaia, Érika Amorim, candidata a deputada federal por Paracuru e Paraipaba. Em contrapartida, Érika pedirá votos para Vicente Aquino em Caucaia.
Presidente do PT é o cabo eleitoral de Guimarães ao Senado
No evento do Palácio do Planalto com prefeitos, vice-prefeitos e lideranças cearenses, a ministra Gleisi Hoffmann fez questão de citar o presidente do PT do Ceará, Antônio Filho, o Conin. No almoço promovido pelo partido em Brasília, Conin foi o mestre de cerimônias e, em discurso claro, anunciou o apoio integral do PT cearense à candidatura do líder do Governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães. “Não tem ninguém com mais serviço prestado ao Brasil e ao Ceará”, disse, erguendo os braços de Guimarães e pedindo: “Digam a todos — Guimarães é o nosso senador.”
Júnior Mano conquista o litoral
O deputado Júnior Mano está consolidando sua presença no litoral, entre Itapipoca e Acaraú. Passou o fim de semana percorrendo a região ao lado do senador Cid Gomes. Entre os prefeitos, já é certa a chapa formada por Elmano, Guimarães e Júnior Mano. Entre os caciques, porém, ainda não há definição. Uma das teses é realizar pesquisa em cada município para medir as preferências locais.
Ivonete Braga abre portas no Abolição
Habilidosa, a prefeita de Pedra Branca, Ivonete Braga, abriu portas no Palácio da Abolição e criou contato direto com o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e com o próprio governador Elmano de Freitas. Vai apoiar a chapa do Governo. Na semana, fechou também com o líder José Guimarães para o Senado e pode dividir apoios com novos candidatos a deputado federal e estadual.
Julgamento de Iguatu vira briga de gigantes
No vale-tudo da eleição que não terminou em Iguatu, até desembargadores do TRE se declararam impedidos. Escritórios milionários atuam no processo. Nesta terça-feira (11), será retomado o julgamento da cassação do prefeito Roberto Filho. Ele perde por 1 a 0 — voto do relator, juiz Wilker Macêdo, considerado decisivo no processo.
Evandro Leitão e Guimarães controlam o PT de Fortaleza
No encontro do PT de Fortaleza, ficou clara a liderança de Evandro Leitão e José Guimarães dentro do partido na capital. Em ampla maioria, o diretório municipal defende a candidatura de Guimarães ao Senado Federal.
